domingo, 12 de fevereiro de 2017

ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO?



1. Repetição de exercícios de instruções e também de um tempo maior para reter e processar uma nova informação. Assim, é possível melhorar a capacidade de trabalho da memória.
2. Aumentar o tempo de atenção e concentração estruturar uma gama de atividades diferentes com um mesmo objetivo para serem exploradas durante o período escolar. Exemplo: iniciar uma atividade de escrita sobre um determinado conteúdo, depois, utilizar o material concreto sobre o mesmo assunto, ler um livro, introduzir um jogo e atividades no computador ou tablet. Com esta estratégia, a criança em questão é chamada para reiniciar de forma constante o seu processo de atenção e concentração, podendo colaborar para o exercício, estruturação e aprimoramento de tais funções.
3. Dê uma ocupação ou função à criança: ajudar a distribuir uma tarefa para a turma, recolher materiais, buscar um brinquedo que será usado em aula, entre outros.
4. Modifique seus métodos e materiais de trabalho introduza novidades e objetos concretos para melhorar a atenção.
5. Reorganize o ambiente: modifique as carteiras de lugar, faça novos agrupamentos entres os alunos e até sugira grupos de estudos.
6. Tempo para as tarefas: dê ser  um tempo maior do que os demais colegas para a execução das tarefas, ou ainda um tempo menor, mas com variedade de tarefas. É preciso conhecer como cada criança reage melhor e definir o tempo que se adequa às necessidades dela.
7. Avaliações oral ou escrita: considere um tempo maior ou menor para a sua execução, dependendo de cada caso. 
8. Crie rotinas para avisar sobre o limite de tempo. Por exemplo, bata um sino ou apite, quando faltar 5 minutos para o término da atividade. Sinalize sempre o que está acontecendo.
9. O tempo: dê pequenos intervalos de descanso a cada 40 minutos de trabalho em que as crianças possam ir ao banheiro, tomar água, movimentar-se.
10. Use estímulos visuais associe os estímulos visuais aos auditivos (músicas, vídeos, gravar a voz da criança). Computadores e retroprojetores são bons recursos, use-os quando estiverem disponíveis. Desenhe bastante, use figuras e gráficos.
11. Use calendários em classe e estimule a utilização das agendas pessoais. Avise, quando possível, sobre mudanças na rotina.
12. Use um pouco de arte dramática: Utilize gestos, demonstre o que explicar, ande pela sala, cubra um objeto para, depois, revelá-lo, faça surpresas.
13. Seja sempre que possível motivador: Não utilize frases como: “o tempo está acabando; vai logo!; ande rápido!; ainda não terminou?”.
15. Atividades prepare atividades com palavras-chave ou banco de palavras para completar um conceito, deixando lacunas no texto para serem preenchidas.
16. Jogos utilize jogos como o Lince são excelentes para aprimorar a atenção. Construa outros tipos de Lince com os temas que lhe forem úteis.
créditos: http://naescola.eduqa.me

Postar um comentário