quinta-feira, 6 de outubro de 2016

MODELO DE PARECERES DESCRITIVOS PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Não quero aqui apresentar pareceres acabados pois sabemos que nenhum aluno é igual e seu processo de desenvolvimento também, mas deixo algumas sugestões de como procedermos ao escrevê-lo. 
Precisamos focar em três eixos: PSICOMOTOR, SOCIOAFETIVO e COGNITIVO. Espero que ajude! Beijos!

MODELO 1

     Sócio afetivamente o aluno demonstra ser uma criança criativa, afetiva e alegre. Suas atividades são feitas com capricho, interage muito bem com todos, é bastante curioso e sempre faz perguntas não só sobre a rotina da aula como também na hora da novidade. Gosta muito da hora do brinquedo livre e divide com os colegas os brinquedos como também os materiais. Gosta de ajudar. Demonstra perceber a importância de uma alimentação saudável como também apresenta alguns hábitos de higiene como lavar as mãos e escovar os dentes. É independente, executa ações simples do cotidiano, mas pede ajuda quando necessário. 
     Cognitivamente desenvolve-se muito bem. Reconhece cores primárias, figuras geométricas, já consegue recitar a série numérica até o número 100, não necessitando de ajuda nas trocas das dezenas. Reconhece a escrita dos números até 50, porém ainda vem se confundindo na hora de grafá-los. Participa de jogos que envolvem raciocínio lógico, faz cálculo mental, compara e ordena quantidades. Identifica todas as letras do alfabeto e as escreve sem utilizar apoio. Está na fase silábico com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba, as vezes usa sempre vogal em outras vogais e consoantes. Muitas vezes,consegue perceber que para cada letra é necessário à companhia de uma vogal.
     Em seu desenvolvimento Psicomotor apresenta bons resultados. Sobe e desce degraus, corre com facilidade, acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas, encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos, ultrapassa obstáculos buscando estratégias quando apresenta dificuldades.
    Diante do exposto, conclui-se que o aluno apresenta um desenvolvimento que corresponde ao esperado pela escola.


MODELO 2

   
    Sócio afetivamente  ------------------ é uma criança meiga, alegre e muito falante. Gosta de contar suas vivências com riqueza de detalhes. Relaciona-se bem com todas as amigas. Ainda, necessita ser cobrada quanto à organização de materiais, brinquedos e seus pertences após serem utilizados. Participa com interesse das rodas de conversa e projetos ouvindo e contribuindo com fatos pertinentes aos assuntos tratados e, os faz com clareza e com bom vocabulário. Nos cantinhos prefere os destinados ao desenho e recortes.No parque gosta de brincar na casinha e na areia. 
     Cognitivamente tem avançado a cada dia. Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece quase todas as letras. Tem se empenhado muito em escrever novas palavras e sempre pergunta se as está escrevendo de forma correta. Sua escrita é silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som das sílabas. Em matemática recita a série numérica até o número 50, precisando de ajuda na troca das dezenas. Ao grafar os números, ainda, escreve alguns de forma espelhada, mas quando incentivada a consultar a tabela, percebe seu erro e os corrige. Seus desenhos possuem formas bem definidas, utiliza o espaço da folha de forma organizada e explora todas as cores ao pintar. Suas produções em artes são muito criativas e caprichadas o que demonstra satisfação em realiza-las.
    Seu desenvolvimento Psicomotor é muito bom. Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos, ultrapassa obstáculos, corre com facilidade, mas sente-se insegura ao subir e descer degraus. Apresenta facilidade em acompanhar coreografias e gestos.
     Conclui-se assim, que a aluna apresenta um desenvolvimento que corresponde ao esperado pela escola. 
  
MODELO 3


     Sócio afetivamente a aluna_________________ é uma criança muito alegre, falante e carinhosa. Costuma expressar de forma tranquila e carinhosa suas emoções e sentimentos. Relaciona-se bem com todas as amigas. Quando entra em conflito com algum colega costuma pedir ajuda . Nestes momentos a aluna é incentivada a conversar e tentar resolvê-los sozinha. É muito cuidadosa na hora de guardar seus pertences e os materiais que utilizou, organizando- os de forma detalhada. Gosta de ajudar na hora da arrumação. Tem preferência pelos cantinhos de bonecas e desenho, onde permanece entretida por um longo tempo, demonstrando estar com um maior grau de concentração.
Tem se envolvido em todas as propostas com maior atenção e concentração. Nas rodas de conversa e projetos contribui com fatos pertinentes aos assuntos trabalhados. Consegue ajudar a professora a contar uma história e apresenta facilidade em compartilhar fatos ocorridos em casa.
     Cognitivamente está apresentando um ótimo desenvolvimento.e Escreve seu nome sem necessitar de apoio. Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece todas as letras. Tornou-se mais confiante para escrever e demonstra sempre muito interesse em aprender. Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba. Recita a sequência numérica convencionalmente até o número 50, precisando de ajuda na troca das dezenas. Nas atividades e jogos que envolvem números até 30, ainda confunde alguns e ao escrevê-los os faz de forma espelhada, mas quando chamada a sua atenção para que verifique como s grafou percebe e os corrige imediatamente. Vem desenhando formas mais definidas, utilizando melhor o espaço da folha e explorando melhor as cores ao pintar. Sua figura humana vem sendo mais bem representada, agora com braços, mãos pés, cabelos, olhos, sobrancelhas e roupa.
    Seu desenvolvimento Psicomotor é muito bom. Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos, ultrapassa obstáculos, corre com facilidade, sobe e descer degraus. Apresenta facilidade em acompanhar coreografias e gestos.
     Conclui-se assim, que a aluna apresenta um desenvolvimento que corresponde ao esperado pela escola. 
  
   




Postar um comentário