terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CARTA


Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.

Navegando pela net encontrei essa atividade, fiz com meus alunos e foi sucesso! Os créditos vão para 
http://danialfabetizacaodivertida.blogspot.com.br visite o endereço e confira. Compartilho com vocês! Beijos!


OBJETIVOS:

Trabalhar a carta como meio de comunicação;
Treinar a escrita do próprio nome;
Entender a função dos correios e do carteiro.

FAIXA ETÁRIA DE 5 A 6 ANOS

Primeiro momento – Sensibilização


Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.

Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.

Crie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro. 

OBSERVAÇÃO:

Seria interessante apresentar uma carta, confeccionada em tamanho grande, além da apresentada em tamanho normal, para melhor visualização das crianças e deixa-la exposta na parede da sala.

Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta 


MATERIAIS:

- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta. 

Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência. 

PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:

- A carta poderá conter escrita ou desenho. 
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final  dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu. 

Terceiro momento – Preenchendo o envelope


O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando). Utilize a carta cartaz como referencial para melhor visualização das crianças.

As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.

Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.



Quarto momento – Transformando em realidade


Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios. Se puder visite uma agência. Se organize com antecedência, não esqueça de comunicar a coordenação da escola para que haja um trabalho em parceria.

MATERIAIS:

- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio

É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.

Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.

Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.

Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.

Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.

MÃOS À OBRA!


Confecção da Caixa de Correio

 Materiais:

1 caixa de sapato

Pedaço de papelão ou papel cartão

1 folha de color set amarelo

1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados

2 capas de caderno dura

Papel de bala de coco vermelho

Papel de bala de coco (frufru) verde

Cola branca

Cola quente

Tesoura

Estilete

Tinta acrílica fosca vermelha

Pincel

1 tira de papel color set azul claro

Marcador permanente

Florzinhas para enfeitar

Modo de fazer




Dica esperta! 

Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.


Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios


Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.

A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.

Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.

Construir um texto coletivo  sobre o passeio.

Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.


Sugestões: 

Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.



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