terça-feira, 1 de agosto de 2017

DICAS DE COMO TRABALHAR COM O ALFABETO MÓVEL


Por Cristiane Costa

ESSA FERRAMENTA EXTRAORDINÁRIA PARA ALFABETIZAR NÃO PODE FICAR ESQUECIDA DENTRO DO ÁRMARIO. É COM O ALFABETO MÓVEL QUE O ALFABETIZANDO IRÁ ENCONTRAR VÁRIAS POSSIBILIDADES COMO: PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES PODEM VARIAR QUANTO A NÚMERO E ORDEM DAS LETRAS, IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS PRESENTE EM SÍLABAS E QUE AS VOGAIS APARECEM EM QUASE TODAS AS PALAVRAS. SENDO ASSIM PENSAMOS EM VÁRIAS ATIVIDADES E JOGOS ONDE O ALFABETO MÓVEL É O GRANDE PROTAGONISTA. CONFIRA.

TRABALHANDO COM O NOME

CONFECCIONE FICHAS COM OS NOMES DAS CRIANÇAS. DEIXE QUE AS CRIANÇAS PRODUZAM SEUS NOMES COM AS LETRAS. VOCÊ PODE TAMBÉM PEDIR QUE ELAS MONTEM TAMBÉM O NOME DOS AMIGOS.

FICHAS DE PALAVRAS

PRODUZA FICHAS DE PALAVRAS, DISTRIBUA COM AS CRIANÇAS OU DEIXE QUE ELAS ESCOLAM. DEPOIS PEÇA QUE REPRODUZAM COM AS LETRAS MÓVEIS. DURANTE O PROCESSO VOCÊ PODE QUESTIONÁ-LAS QUANTO A LETRA INICIAL, FINAL, QUANTIDADE DE LETRAS ETC.

IMAGENS

COLOQUE NO QUADRO IMAGENS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES. AS CRIANÇAS TERÃO QUE REPRODUZIR AS PLAVRAS COM O ALFABETO MÓVEL OU VOCÊ PODE DIFICULTAR MAIS AINDA COLOCANDO SÓ AS IMAGENS, MAS ESSE NÍVEL DE DIFICULDADE É PARA ALUNOS QUE ESTÃO NO INÍCIO DA ALFABETIZAÇÃO.

DITADO

NESSA ATIVIDADE O PROFESSOR DITA A PALAVRA E AS CRIANÇAS MONTAM COM O ALFABETO MÓVEL. É LEGAL QUE DURANTE ESSA ATIVIDADE VOCÊ DÊ DICAS COMO: QUANTIDADE DE LETRAS, QUANTIDADE DE SONS E QUE DURANTE A CONSTRUÇÃO VÁ FAZENDO SEUS ALUNOS PENSAREM SOBRE O QUE ESTÃO CONSTRUINDO.

TÍTULO DE LIVROS

APROVEITE AS CONTAÇÕES PARA EXPLORAR O ALFABETO MÓVEL, CONTE UMA HISTÓRIA. DEPOIS PEÇA PARA QUE AS CRIANÇAS MONTEM O NOME DA HISTÓRIA COM O ALFABETO MÓVEL.

PALAVRAS SIGNIFICATIVAS

APROVEITE AS SUAS AULAS, QUANDO VOCÊ FOR INTRODUZIR UM TEMA MONTE ESSE TEMA COM O ALFABETO MÓVEL. EXEMPLO: SE A AULA FOR SOBRE A ÁGUA PEÇA QUE MONTEM A PALAVRA ÁGUA, DA MESMA FORMA SE A AULA FOR SOBRE FORMIGAS, PARLENDAS, LENDAS...

TRABALHANDO UM TEMA

DÊ UM TEMA E PEÇA QUE AS CRIANÇAS MONTEM PALAVRAS QUE ESTÃO NAQUELE GRUPO. EXEMPLO: FRUTAS. AS CRIANÇAS TERÃO QUE MONTAR NOMES DE FRUTAS. OBJETOS. AS CRIANÇAS TERÃO QUE MONTAR NOMES DE OBJETOS. E ASSIM POR DIANTE...
Postar um comentário