POR CRISTIANE COSTA
A ESCOLA AO PROPORCIONAR AO ALUNO O CONTATO COM O FOLCLORE, PRINCIPALMENTE COM O FOLCLORE BRASILEIRO, ESTARÁ PRESERVANDO UM PATRIMÔNIO CULTURAL POIS É A PARTIR DA SUA VALORIZAÇAO QUE HAVERÁ ESSA PRESERVAÇÃO. DESSA FORMA PARTICULAR QUE TEMOS DE ENTENDER O QUE ACONTECE COM O POPULAR ATRAVÉS DAS TRADIÇÕES, CRENÇAS POPULARES, LENDAS, PROVÉRBIOS, MÚSICAS, CULINÁRIA, ENFIM TUDO QUE COMPÕE A MEMÓRIA DE UM POVO POR GERAÇÕES.
PRIMEIRO DIA - APRESENTANDO A LENDA
CONVERSE SOBRE AS LENDAS, DEIXE AS CRIANÇAS BEM INFORMADAS SOBRE O QUE É UMA LENDA. VOCÊ PODE INVESTIGAR SE AS CRIANÇAS JÁ OUVIRAM FALAR DE LENDAS, SE ELAS CONHECEM ALGUMA LENDA E PODE, ASSIM, PRODUZIR UMA LISTA DE LENDAS. EXPONHA A LISTA NA PAREDE. CONTE A LENDA DO SACI.
APRESENTE PARA AS CRIANÇAS O TEXTO, SOBRE O SACI, EM CARTOLINA. LEIA PAUSADAMENTE O TEXTO, PASSANDO O DEDO EM CIMA DE CADA PALAVRA. REPITA A LEITURA ATÉ QUE OS ALUNOS ESTEJAM FAMILIARIZADOS COM O TEXTO. PEÇA QUE IDENTIFIQUEM ALGUMAS PALAVRAS DO TEXTO, A ÚLTIMA E A PRIMEIRA PALAVRA OU DAS FRASES.
FAÇA UMA INTERPRETAÇAO ORAL DO TEXTO. EXEMPO: COMO É O SACI DESCRITO NA HISTÓRIA? O QUE ELE USA? POR QUE O SACI É UM MENINO DANADO? O QUE ACONTECEU COM O OUTRO PÉ DO SACI? DEIXE AS CRIANÇAS FALAREM.
PEÇA PARA QUE FAÇAM UMA ILUSTRAÇAO DO SACI E EXPONHA NA SALA DE AULA.
SEGUNDO DIA - TRABALHANDO AS FRASES E PALAVRAS DO TEXTO
NOVAMENTE LEIA COLETIVAMENTE O TEXTO, SEMPRE COLOCANDO O DEDO EM CIMA DE CADA PALAVRA. LEVE AS CRIANÇAS A PERCEBEREM QUE ENTRE UM ESPAÇO E OUTRO HÁ UMA NOVA PALAVRA. ISOLE UMA FRASE E TRABALHE: QUANTIDADE DE PALAVRAS. ISOLE UMA PALAVRA DESSA FRASE E TRABALHE QUANTIDADE DE LETRAS, LETRA INICIAL, LETRA FINAL, VOGAIS, CONSOANTES, QUANTIDADE DE SONS DAS PALAVRAS, EXPLORE OS SONS PEDINDO QUE AS CRIANÇAS FALEM OUTRAS PALAVRAS QUE POSSUAM O MESMO SOM. DISTRIBUA UM TEXTO PARA CADA CRIANÇA E PEÇA QUE PINTEM OS ESPAÇOS ENTRE UMA PALAVRA E OUTRA. FINALIZE COM A SEGUINTE ATIVIDADE:
TERCEIRO DIA - TEXTO LACUNADO
APRESENTE O CARTAZ ABAIXO EM TAMANHO GRANDE, EM UMA CARTOLINA.
SUBSTITUA AS GRAVURAS POR PALAVRAS ESCRITAS EM TARJAS. DISTRIBUA AS PALAVRAS COM ALGUMAS CRIANÇAS, A MEDIDA QUE, COLETIVAMENTE, FOR LENDO O TEXTO A CRIANÇA QUE POSSUIR A PALAVRA CORRESPONDENTE A GRAVURA PEÇA QUE APRESENTE-A PARA A TURMA. APROVEITE PARA NESSE MOMENTO TRABALHAR NOVAMENTE QUANTIDADE DE LETRAS DA PALAVRA, QUANTIDADE DE SONS, LETRA INICIAL E FINAL E PALAVRAS ESCRITAS COM A MESMA LETRA INICIAL DA PALAVRA. FINALIZE COM AS ATIVIDADES ABAIXO.
QUARTO DIA - TEXTO FATIADO
REALIZE A ATIVIDADE PRIMEIRO COLETIVAMENTE. DEPOIS INDIVIDUALMENTE. VOCÊ PODE REALIZA-LA EM GRUPO OU COM TODA A TURMA. DE UMA FORMA OU DE OUTRA A SUJESTÃO É QUE AS TARJAS ESTEJAM EM TAMANHO GRANDE, ASSIM FACILITARÁ A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. VOCE PODE ATÉ DEIXAR O TEXTO EXPOSTO PARA CONSULTA. DEPOIS FINALIZE COM A ATIVIDADE ABAIXO.
OBS.: ENTREGUE PARA CADA CRIANÇA, JÁ CORTADO EM UM ENVELOPE, E PEÇA QUE MONTEM E COLEM NO CADERNO.
QUINTO DIA - DOBRADURA DO SACI
O SACI PERERÊ PODE SER CONFECCIONADO PELOS ALUNOS SEGUINDO AS ETAPAS COM A PROFESSORA. DEPOIS COLA UM PALITO DE PICOLE E ESTA PRONTO UM FANTOCHE DO SACI.
CHAPÉU: 6cm x 6cm
ROSTO: 1cm x 7cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário