O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver habilidades de leitura, por meio da leitura de fábulas e interpretação de texto;
- Conhecer a estrutura dos gêneros textuais: fábula, lista, bilhete e convite;
- Conhecer alguns significados de palavras;
- Identificar e comparar a quantidade de letras e sílabas nas palavras;
- Produzir pequenos textos;
- Perceber e comparar a finalidade de um texto;
- Elaborar, interpretar e resolver situações problema no campo da adição e da subtração;
- Identificar características de alguns animais;
- Conhecer características do lugar onde se passa a história;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes.
1º AULA - APRESENTANDO A FÁBULA
Na rodinha faça questionamentos com relação a fábula:
O que é uma fábula?
Você conhece alguma fábula? Qual?
Quem são os personagens da fábula que você leu?
Olhando a capa do livro como você descreve cada personagem desta fábula?
O que chamou sua atenção?
Onde acontece a história?
Você conhece alguma fábula? Qual?
Quem são os personagens da fábula que você leu?
Olhando a capa do livro como você descreve cada personagem desta fábula?
O que chamou sua atenção?
Onde acontece a história?
Sobre o que vocês acham que fala essa fábula?Que ensinamentos essa história pode nos proporciona?
Faça a leitura da fábula em seguida converse sobre a moral dela, deixe as crianças darem sua opinião. Depois trabalhe algumas palavras da fábula oralmente: número de letras; letra inicial e final;
som inicial e final; número de sons; palavas que se escreve com o mesmo som inicial das palavras em questão. Finalize a aula com essa atividade:
2º AULA - CONSTRUINDO UM BILHETE
É importante propor atividades que envolvam os conteúdos de forma interdisciplinar. Pensando nisso, propomos o trabalho com as seguintes disciplinas:
- Matemática: trabalho com gráfico, situações problema, operações de adição e de subtração.
- História e Geografia: a história sobre Esopo, a paisagem em que se passa a fábula.
- Ciências: os animais e suas características.
- Língua Portuguesa: os diferentes gêneros textuais (fábula, convite e bilhete).
- Artes: apreciação das artes digitais para criar e recriar.
Bem, a proposta é trabalhar com bilhete, por ser um gênero textual que é muito utilizado, tanto na escola quanto entre as famílias, para isso, apresente o bilhete que o Leão enviou ao Ratinho em um cartaz. Leia para a turma.
Querido Ratinho,
Chegarei em breve para organizar a festa que darei em sua homenagem. Gostaria de comprar um bonito presente. O que você deseja ganhar de seu mais novo amigo?
Rei da Selva
|
Em seguida, converse com os alunos sobre as informações do bilhete, questione os alunos:
- Quem escreveu o bilhete?
- Qual o assunto tratado no bilhete?
- Quem recebeu o bilhete?
Converse, também, sobre a estrutura de um bilhete. Suas mensagens são curtas, trocadas entre as pessoas, para pedir, agradecer, oferecer, informar, desculpar ou perguntar. Geralmente, é composto por: data, nome do destinatário antecedido de um cumprimento, mensagem, despedida e o nome do remetente.
Proponha aos alunos que respondam o bilhete para o Rei da Selva, como se fossem o ratinho. Esse momento pode ser coletivo. Finalize a atividade com a escrita individual da resposta ao bilhete.
3º AULA - LISTA
Inicie a aula lendo o bilhete criado na aula anterior e proponha a escrita de uma lista com o nome dos convidados para a festa. Faça isso coletivamente em uma cartolina e deixe exposta na sala de aula, mas antes fale sobre a função da lista, sua estrutura. Depois de feita peça para que os alunos a copiem no caderno. Sugestão de nomes para escrever na lista:dona coruja, senhor macaco, formiga, tartaruga, cigarra... escolha no máximo 6 bichos pois facilitará a construção de um gráfico posteriormente.
4º AULA - CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO
Na rodinha coloque que no dia da festa do rei leão cada animal contribuiu com algo (tenha em uma cartolina o nome dos convidados com a contribuição de cada um, utilize quantidades com dezenas exatas). Depois elabore um gráfico de barras com os alunos, ao final explore-o fazendo perguntas como:
- O que cada animal levou para a festa?
- Quais os animais participaram da festa?
- Qual foi o número de docinhos que a Formiga levou?
- Quantos bolinhos o Sr. Coelho contribuiu?
- O que o Jacaré levou para a festa?
- Qual foi o animal que mais contribuiu com a comida?
- Quem menos contribuiu?
- Qual a diferença de quantidade entre quem trouxe mais e quem trouxe menos?
Finalize a aula com essas informações registradas no caderno.Veja um modelo preenchido e outro para ser preenchido:
4º AULA - CONVITE
Nessa aula leve convites para manuseio dos alunos, explore-os, chame a atenção para a estrutura, quais informações que devem conter em um convite. Depois crie um convite coletivamente e finalize com as crianças copiando a criação coletiva e ilustrando-a. Exponha o trabalho individual junto com o cartaz do convite. Se quiser faça um lanche coletivo com sua turma.
2 comentários:
Adorei a sequência!!!! Parabéns!!
Eu quero
Postar um comentário