quinta-feira, 13 de abril de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - FÁBULA: O LEÃO E O RATINHO

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura, por meio da leitura de fábulas e interpretação de texto;
  • Conhecer a estrutura dos gêneros textuais: fábula, lista, bilhete e convite;
  • Conhecer alguns significados de palavras;
  • Identificar e comparar a quantidade de letras e sílabas nas palavras;
  • Produzir pequenos textos;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Elaborar, interpretar e resolver situações problema no campo da adição e da subtração;
  • Identificar características de alguns animais;
  • Conhecer características do lugar onde se passa a história;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes.
1º AULA - APRESENTANDO A FÁBULA

Na rodinha faça questionamentos com relação a fábula:
O que é uma fábula? 
Você conhece alguma fábula? Qual?
Quem são os personagens da fábula que você leu?
Olhando a capa do livro como você descreve cada personagem desta fábula?
O que chamou sua atenção?
Onde acontece a história?
Sobre o que vocês acham que fala essa fábula?Que ensinamentos essa história pode nos proporciona?



Faça a leitura da fábula em seguida converse sobre a moral dela, deixe as crianças darem sua opinião. Depois trabalhe algumas palavras da fábula oralmente: número de letras; letra inicial e final;
som inicial e final; número de sons; palavas que se escreve com o mesmo som inicial das palavras em questão. Finalize a aula com essa atividade:



2º AULA - CONSTRUINDO UM BILHETE

É importante propor atividades que envolvam os conteúdos de forma interdisciplinar. Pensando nisso, propomos o trabalho com as seguintes disciplinas:
  • Matemática: trabalho com gráfico, situações problema, operações de adição e de subtração.
  • História e Geografia: a história sobre Esopo, a paisagem em que se passa a fábula.
  • Ciências: os animais e suas características.
  • Língua Portuguesa: os diferentes gêneros textuais (fábula, convite e bilhete).
  • Artes: apreciação das artes digitais para criar e recriar. 
Bem, a proposta é trabalhar com bilhete, por ser um gênero textual que é muito utilizado, tanto na escola quanto entre as famílias, para isso, apresente o bilhete que o Leão enviou ao Ratinho em um cartaz. Leia para a turma. 

Querido Ratinho,

Chegarei em breve para organizar a festa que darei em sua homenagem. Gostaria de comprar um bonito presente. O que você deseja ganhar de seu mais novo amigo?
                                                       Rei da Selva


Em seguida, converse com os alunos sobre as informações do bilhete, questione os alunos:
  • Quem escreveu o bilhete?
  • Qual o assunto tratado no bilhete?
  • Quem recebeu o bilhete? 
Converse, também, sobre a estrutura de um bilhete. Suas mensagens são curtas, trocadas entre as pessoas, para pedir, agradecer, oferecer, informar, desculpar ou perguntar. Geralmente, é composto por: data, nome do destinatário antecedido de um cumprimento, mensagem, despedida e o nome do remetente. 
Proponha aos alunos que respondam o bilhete para o Rei da Selva, como se fossem o ratinho. Esse momento pode ser coletivo. Finalize a atividade com a escrita individual da resposta ao bilhete. 


3º AULA - LISTA

Inicie a aula lendo o bilhete criado na aula anterior e proponha a escrita de uma lista com o nome dos convidados para a festa. Faça isso coletivamente em uma cartolina e deixe exposta na sala de aula, mas antes fale sobre a função da lista, sua estrutura. Depois de feita peça para que os alunos a copiem no caderno. Sugestão de nomes para escrever na lista:dona coruja, senhor macaco, formiga, tartaruga, cigarra... escolha no máximo 6 bichos pois facilitará a construção de um gráfico posteriormente.



4º AULA - CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO

Na rodinha coloque que no dia da festa do rei leão cada animal contribuiu com algo (tenha em uma cartolina o nome dos convidados com a contribuição de cada um, utilize quantidades com dezenas exatas). Depois elabore um gráfico de barras com os alunos, ao final explore-o fazendo perguntas como:
  • O que cada animal levou para a festa?
  • Quais os animais participaram da festa?
  • Qual foi o número de docinhos que a Formiga levou?
  • Quantos bolinhos o Sr. Coelho contribuiu?
  • O que o Jacaré levou para a festa?
  • Qual foi o animal que mais contribuiu com a comida?
  • Quem menos contribuiu?
  • Qual a diferença de quantidade entre quem trouxe mais e quem trouxe menos?
Finalize a aula com essas informações registradas no caderno.Veja um modelo preenchido e outro para ser preenchido:




4º AULA - CONVITE

Nessa aula leve convites para manuseio dos alunos, explore-os, chame a atenção para a estrutura, quais informações que devem conter em um convite. Depois crie um convite coletivamente e finalize com as crianças copiando a criação coletiva e ilustrando-a. Exponha o trabalho individual junto com o cartaz do convite. Se quiser faça um lanche coletivo com sua turma.





















2 comentários:

STEFANY disse...

Adorei a sequência!!!! Parabéns!!

Anônimo disse...

Eu quero