domingo, 12 de fevereiro de 2017

DICA DE COMO ESTRUTURAR DE MANEIRA CORRETA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É DE PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA POIS ELA ORGANIZA, E GARANTE A TRANSVERSALIDADE DE SEUS CONTEÚDOS


A sequência didática é um conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar, etapa por etapa, um conteúdo. Ela envolve atividades de aprendizagem e avaliação, organizadas de acordo com os objetivos aos quais se quer alcançar.
A sequência didática organiza e garante a transversalidade de seus conteúdos, temas e objetivos. Ela fomenta e propicia a construção de conhecimentos específicos organizando as intenções pedagógicas através de temas, objetivos, conteúdos que atendam as necessidade dos projetos didáticos.

COMO FAZER?
Estruture de maneira correta sua sequência didática. Antes saiba que não haverá espaço para improviso, a sequência didática já possui uma característica que exige que o professor pense, antecipadamente, sobre suas ações.
Para estruturar de maneira correta a sequência didática você precisa seguir os passos que aqui colocaremos. Vejamos:

1º passo da sequência didática: Recepção/emoção

• Emoção
• Sensibilidade
• Interação social
• Simbolização

Segundo Wallon as emoções tem papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. é por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino. Desta forma, o educador precisa ter uma forma delicada, segura e afetiva para receber e acolher diariamente as crianças pois elas estão em socialização, em construção de autonomia, em descobertas destes ambientes educativos. Assim, sugiro que a atividade que trabalha e que ouve as questões afetivas trazidas pelas crianças seja sempre a primeira do dia - assim o educador poderá usar, inclusive, estas histórias e estes relatos ao longo da manhã ou da tarde. Situações trazidas pelas crianças ao grupo, na hora da roda, da conversa ou da prática diária da escuta, são ricas e possibilitam que elas entrem mais rapidamente em contato com os outros – razão maior da socialização. veja: sequência didática passo a passo


2º passo: trabalho com a exploração dos Sentidos 
  • Tato
  • Visão
  • Olfato
  • Gustação
  • Audição
3º passo: trabalho com uma ou mais Linguagens 
  • Pictórica – desenho
  • Musical – vocalização, oralidade, rota fonológica e voz
  • Sinestésica – movimento/psicomotricidade
  • Midiática – computador
  • Gráfica – as letras e os números
4º passo: trabalho explorando uma ou mais Formas
  • Aplainar
  • Ampliar
  • Reduzir
  • Juntar
  • Modificar
  • Quadrado
  • Triângulo
  • Círculo
  • Retângulo
5º passo: é quando o educador pode lincar conteúdos (Interdisciplinaridade)
  • Natureza e sociedade
  • Identidade e autonomia
  • Movimento
  • Música
  • Artes visuais
  • Literatura Infantil
IMPORTANTE:


Estes passos não possuem ordem definida, o educador pode realizar uma atividade interdisciplinar antes de realizar uma atividade com formas e assim sucessivamente;
Na Educação Infantil as atividades de registro nunca podem ser realizadas nos últimos horários dos períodos letivos, nesse momento da aula as crianças já estão esgotadas e os resultados não seriam satisfatório;
Utilize para os últimos momentos da aula atividades corporais, músicas ou a roda de conversa.

Postar um comentário