terça-feira, 22 de novembro de 2016

COMO APRENDER A LER COM FLUÊNCIA - ATIVIDADES

LEITURA:

A BUSCA PELA FLUÊNCIA





As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação, na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter?
A habilidade que se deve ter de leitura não é somente traduzir sílabas ou palavras (signos linguísticos), em sons, isoladamente (a decodificação), é muito mais que isso, a boa leitura deve passar pelas seguintes etapas:
1º - Decodificar;
2º - Compreender;
3º - Interpretar, e
4º - Reter.

O aluno somente terá habilidades de leitura se tiver primeiramente o hábito de ler. Mas, como fazer com que nossos alunos tenham gosto pela leitura?
O gosto pela leitura nem sempre surge do nada. Apesar de algumas crianças terem o gosto pela leitura sem ser imposto pelo professor, elas são a minoria, e já foi comprovado que depende da influência dos pais.
O professor, depois dos pais, tem o papel principal e mais importante no desenvolvimento de hábitos e habilidades de leitura dos alunos, porém, não deve ser autoritário a ponto de escolher sozinho o que seus alunos devem ou não ler. O professor deve levar em conta as diversidades dentro da sala de aula e valorizar os gostos e opiniões formadas pelos alunos.


As atividades abaixo sugeridas foram baseadas nas experiências dos diferentes projetos; e nas observações de sala de aula.




1. Modelo de leitura fluente


O professor é modelo de leitura fluente e deve lerIn order to read fluently, students must first hear and under-stand what fluent reading sounds like. em voz alta para os alunos, muitas vezes e com grande expressão. Deve preparar-se para essa leitura. É importante expor os alunos a uma grande variedade de gêneros (poesia, trechos de discursos, contos de tradição oral etc.) e textos de boa qualidade. Following a read-aloud session, ask your students: "After listening to how I read, can you tell me what I did that is like what good readers do?" Após uma sessão de leitura em voz alta, o professor verifica se os alunos observaram a forma como ele leu e conversa com eles sobre como um leitor pode manter o ouvinte envolvido.

2. 2. Do Repeated Readings In Class Leituras repetidas

O professor faz leituras repetidas de um mesmo texto curto. O texto deve ser projetado para os alunos (ou escrito na lousa) e eles também devem receber uma cópia. For example, choose a short poem to begin with, preferably one that fits into your current unit of study, and transpose it onto an overhead transpaApós a leitura, discutaA Após a leitura, o professor verifica se os alunos notaram seu comportamento de leitor fluente. Por exemplo, a capacidade de ler várias palavras juntas em uma respiração (fraseado), a velocidade de leitura, a entonação (a ênfase a determinadas palavras ou frases), o respeito à pontuação.

3. Leitura eco

Na leitura de eco, o professor ou outro leitor fluente lê uma frase ou parágrafo de cada vez, enquanto o estudante acompanha com o dedo. Once the adult pauses, the student echoes back the same sentence or paragraph following along with their finger so that you can be sure the student is actually reading and not simply copying you. Assim que o adulto fizer uma pausa, o estudante repete a leitura da mesma frase ou parágrafo lido indicando com o dedo o que está lendo. Next, ask your students to engage in an "echo reading," in which you read a line and all the students repeat the line back to you. Após a leitura eco, os alunos fazem uma leitura coletiva do texto inteiro.

4. Leitura coletiva

You will find that doing group readings like these can be effective strategies for promoting fluency because all students are actively engaged.Leituras em grupo são estratégias eficazes para a promoção da fluência, porque os alunos estão ativamente engajados e menos apreensivos sobre cometer um erro, o que geralmente ocorre quando leem sozinhos.

5. Leitura de poesias, trovas, letras de canções, trava-línguas, parlendas

O professor seleciona poesias, trovas, letras de canções, trava-línguas e parlendas para que os alunos leiam em voz alta individualmente ou no coletivo.

6. Jogral

Cada aluno é encarregado de ler um verso ou estrofe de um poema. Para isso devem ensaiar bastante e caprichar na entonação e na expressividade.

7. Leitura de palavras com sílabas não canônicas ou de significado desconhecido

Alguns alunos têm dificuldade em decodificar palavras com determinadas sílabas (trans / ins / etc.). O mesmo pode ocorrer com palavras desconhecidas. Nesse caso, antes de propor a leitura de um texto que contém palavras com essas características, o professor escreve essas palavras na lousa, explica seu significado e faz a leitura delas com os alunos algumas vezes até que se tornem familiares.

8. Preparação para a leitura

Antes de pedir uma leitura em voz alta o professor faz uma preparação para a leitura. Isso envolve a contextualização (autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto (o que os alunos já sabem sobre o gênero, o tema, o autor, a época, o lugar etc.) e informações sobre esses mesmos aspectos dadas pelo professor. Em seguida o professor pede uma leitura silenciosa em que o aluno deve assinalar dúvidas de vocabulário e compreensão. Segue-se o estudo do vocabulário e o esclarecimento de dúvidas de compreensão. Em seguida, faz-se a leitura em voz alta.

95.888. Try A Reader's Theater In Class Teatro / leitura dramatizada

Because reader's theater is an oral performance of a script, it is one of the best ways to promote fluency.O teatro é uma das melhores maneiras de promover a fluência. Cada aluno recebe uma cópia do script para ler em voz alta. (See the resource box, below, for script sources.) After your read-aloud, do an echo read and a choral read of the script to involve the entire class. Faz-se uma leitura coletiva do script. Once the class has had enough practice, choose students to read the various parts.Em seguida, pede-se a diferentes alunos que leiam diferentes partes do script.

10. Diálogos

Os alunos devem preparar-se para ler diálogos escritos por eles ou extraídos de textos de outros autores.

11. Leitura de texto sem pontuação

Pede-se para o(s) aluno(s) ler(em) em voz alta. Em seguida, o professor conversa com os alunos para verificar se perceberam o significado do texto ou trecho selecionado. Pede-se, então, que coloquem a pontuação ou pausas (colocar sinais para verificar onde darão a parada)que considerarem necessária, para dar sentido ao texto. Solicita-se que leiam novamente em voz alta, respeitando a pontuação.

12. Telejornal ou jornal falado

Os alunos devem preparar-se para apresentar notícias como se fosse um telejornal ou noticiário de rádio. O professor precisa ajudá-los na seleção das notícias e no ensaio da apresentação.

13. Leitura de textos sem sentido

O professor propõe a leitura de textos sem sentido e, em seguida, conversa com os alunos  sobre a dificuldade de “ler bem” sem compreender o texto.

14. Leitura de um texto de diferentes formas

Ler um mesmo texto de diferentes formas: alto, baixo, chorando, rindo, assustado, com soluços, bêbado, gritando, com muito sono, furioso, como um político etc.
Ler o texto mudando a velocidade: nos parágrafos pares, ler devagar, nos ímpares, ler rápido.

15. Gravar a própria leitura / ouvir / reler


pesquisa das atividades: gdlinguaportuguesa.

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