A BUSCA PELA FLUÊNCIA
As habilidades de leitura vão muito além de uma
simples decodificação, na verdade, vão além da própria compreensão do que foi
lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades
de leitura que o aluno deve ter?
A habilidade que se deve ter de leitura não é
somente traduzir sílabas ou palavras (signos linguísticos), em sons,
isoladamente (a decodificação), é muito mais que isso, a boa leitura deve
passar pelas seguintes etapas:
1º - Decodificar;
2º - Compreender;
3º - Interpretar, e
4º - Reter.
O aluno somente terá habilidades de leitura
se tiver primeiramente o hábito de ler. Mas, como fazer com que nossos alunos
tenham gosto pela leitura?
O gosto pela leitura nem sempre surge do
nada. Apesar de algumas crianças terem o gosto pela leitura sem ser imposto
pelo professor, elas são a minoria, e já foi comprovado que depende da
influência dos pais.
O professor, depois dos pais, tem o papel
principal e mais importante no desenvolvimento de hábitos e habilidades de
leitura dos alunos, porém, não deve ser autoritário a ponto de escolher sozinho
o que seus alunos devem ou não ler. O professor deve levar em conta as
diversidades dentro da sala de aula e valorizar os gostos e opiniões formadas
pelos alunos.
As atividades abaixo sugeridas foram baseadas nas experiências dos diferentes projetos; e nas observações de sala de aula.
1. Modelo de leitura fluente
O
professor é modelo de leitura fluente e deve lerIn
order to read fluently, students must first hear and under-stand what fluent
reading sounds like. em voz alta para os alunos, muitas vezes e com grande
expressão. Deve preparar-se para essa leitura. É importante expor os alunos a
uma grande variedade de gêneros (poesia, trechos de discursos, contos de
tradição oral etc.) e textos de boa qualidade. Following
a read-aloud session, ask your students: "After listening to how I read,
can you tell me what I did that is like what good readers do?" Após
uma sessão de leitura em voz alta, o professor verifica se os alunos observaram
a forma como ele leu e conversa com eles sobre como um leitor pode manter o
ouvinte envolvido.
2. Leituras repetidas
O professor faz leituras repetidas de um mesmo texto
curto. O texto deve ser projetado para os alunos (ou escrito na lousa) e eles
também devem receber uma cópia. Após a leitura, o professor verifica se os alunos notaram seu
comportamento de leitor fluente. Por exemplo, a capacidade de ler várias
palavras juntas em uma respiração (fraseado), a velocidade de leitura, a
entonação (a ênfase a determinadas palavras ou frases), o respeito à pontuação.
3.
Leitura eco
Na
leitura de eco, o professor ou outro leitor fluente lê uma frase ou parágrafo
de cada vez, enquanto o estudante acompanha com o dedo. Once the adult pauses, the student echoes back the same
sentence or paragraph following along with their finger so that you can be sure
the student is actually reading and not simply copying you. Assim que o
adulto fizer uma pausa, o estudante repete a leitura da mesma frase ou
parágrafo lido indicando com o dedo o que está lendo. Após a leitura eco, os alunos fazem uma leitura coletiva do
texto inteiro.
4. Leitura coletiva
Leituras
em grupo são estratégias eficazes para a promoção da fluência, porque os alunos
estão ativamente engajados e menos apreensivos sobre cometer um erro, o que
geralmente ocorre quando leem sozinhos.
5.
Leitura de poesias, trovas, letras de canções, trava-línguas, parlendas
O professor seleciona poesias, trovas, letras
de canções, trava-línguas e parlendas para que os alunos leiam em voz alta
individualmente ou no coletivo.
6. Jogral
Cada aluno é encarregado de ler um verso ou
estrofe de um poema. Para isso devem ensaiar bastante e caprichar na entonação
e na expressividade.
7.
Leitura de palavras com sílabas não canônicas ou de significado desconhecido
Alguns alunos têm dificuldade em decodificar
palavras com determinadas sílabas (trans / ins / etc.). O mesmo pode ocorrer
com palavras desconhecidas. Nesse caso, antes de propor a leitura de um texto
que contém palavras com essas características, o professor escreve essas
palavras na lousa, explica seu significado e faz a leitura delas com os alunos
algumas vezes até que se tornem familiares.
8. Preparação
para a leitura
Antes de pedir uma leitura em voz alta o
professor faz uma preparação para a leitura. Isso envolve a contextualização
(autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto (o que os
alunos já sabem sobre o gênero, o tema, o autor, a época, o lugar etc.) e
informações sobre esses mesmos aspectos dadas pelo professor. Em seguida o
professor pede uma leitura silenciosa em que o aluno deve assinalar dúvidas de
vocabulário e compreensão. Segue-se o estudo do vocabulário e o esclarecimento
de dúvidas de compreensão. Em seguida, faz-se a leitura em voz alta.
9. Teatro / leitura dramatizada
Because reader's
theater is an oral performance of a script, it is one of the best ways to
promote fluency.O teatro é uma das
melhores maneiras de promover a fluência. Cada aluno recebe uma cópia do script
para ler em voz alta. (See the resource box,
below, for script sources.) After your read-aloud, do an echo read and a choral
read of the script to involve the entire class. Faz-se uma leitura
coletiva do script. Once the class has had enough
practice, choose students to read the various parts.Em seguida, pede-se
a diferentes alunos que leiam diferentes partes do script.
10. Diálogos
Os
alunos devem preparar-se para ler diálogos escritos por eles ou extraídos de textos
de outros autores.
11.
Leitura de texto sem pontuação
Pede-se para o(s) aluno(s) ler(em) em voz alta.
Em seguida, o professor conversa com os alunos para verificar se perceberam o
significado do texto ou trecho selecionado. Pede-se, então, que coloquem a
pontuação ou pausas (colocar sinais para verificar onde darão a parada)que
considerarem necessária, para dar sentido ao texto. Solicita-se que leiam
novamente em voz alta, respeitando a pontuação.
12.
Telejornal ou jornal falado
Os alunos devem preparar-se para apresentar
notícias como se fosse um telejornal ou noticiário de rádio. O professor
precisa ajudá-los na seleção das notícias e no ensaio da apresentação.
13. Leitura de textos sem sentido
O
professor propõe a leitura de textos sem sentido e, em seguida, conversa com os
alunos sobre a dificuldade de “ler bem”
sem compreender o texto.
14. Leitura de um texto
de diferentes formas
Ler
um mesmo texto de diferentes formas: alto, baixo, chorando, rindo, assustado,
com soluços, bêbado, gritando, com muito sono, furioso, como um político etc.
Ler
o texto mudando a velocidade: nos parágrafos pares, ler devagar, nos ímpares,
ler rápido.
15. Gravar a própria
leitura / ouvir / reler
pesquisa das atividades: gdlinguaportuguesa.
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