segunda-feira, 31 de outubro de 2016

JOGO - COMPONDO NÚMEROS

Com essa atividade as crianças poderão construir o significado do conceito de dezenas, centenas e identificar algumas de suas funções, entender as classes numéricas observando o valor posicional dos números, agrupar, compor e decompor números, perceber diferentes possibilidades de se compor uma mesma quantidade, desenvolver estratégias para compor um número. 
Bem, como tudo que tento fazer, essa atividade é também super fácil de realizar e de confeccionar e o resultado é maravilhoso. 
Primeiro recortei figuras geométricas e escrevi números em cada figura. Você pode utilizar a quantidade que coloquei nas minhas figuras, mas se você preferir trabalhar só as unidades e dezenas retire as centenas. veja a foto, essas foram as fichas que recortei e coloquei um valor pra cada uma. Depois recortei as mesmas figuras em tamanho menor. O desafio foi compor o número sem repetir a mesma ficha.






As crianças teriam que compor 284. 
Eles fizeram da seguinte forma: utilizaram as fichas de valores 200, 50, 30 e 4 as fichas com os números são a base de observação para a composição do número. Só deve ser usada as fichas menores que somando os valores o resultado é o número proposto, no caso 284 as outras fichas são descartadas e só será usada na composição de um outro número.




Olha o vídeo, ele nos dará uma visão melhor da atividade. Nesse vídeo o número para compor foi 333.






Nenhum comentário: