SEQUÊNCIA DIDÁTICA TENDO COMO OBJETIVO TRABALHAR O CONHECIMENTO SOBRE OS INSETOS JOANINHAS E FORMIGAS
DESCRIÇÃO PESSOAL DO LIVRO
Trata-se de um livro com uma
história rimada. A história de uma joaninha que perde as pintinhas e por não
ser reconhecida pela mãe fica triste e decide procura-las. É aí que surge a
seguinte pergunta: Você já viu uma joaninha que não seja pintadinha? Pretas com pintinhas amarelas, vermelhas com
pintinhas pretas... Cada uma tem sua cor e beleza. A nossa joaninha perdeu suas
pintinhas... E agora?
O livro leva o leitor a um mundo
delicioso de aventura! Suas rimas faz com que a história encante e envolva...
Com ilustrações de Jeffeson Galdino coloridas e de grande qualidade e de um
excelente texto de Ducarmo Paes “A joaninha que perdeu as pintinhas” é uma
ótima dica de leitura.
CONHECENDO AUTORA E ILUSTRADOR
A autora: Ducarmo Paes
Professora alfabetizadora,escreveu outros livros infantis como: Fubazinho, Zé Pião, Bem-me-quer e Marieta quer falar. Poetiza e prosadora coordena o projeto Ler com Prazer e integra o projeto Ser e Conviver, da Noovha América Editora atua como oficineira
em projetos educacionais e mora na cidade de Santo André.
O ilustrador: Jefferson Galdino
Ilustrador, autor e designer gráfico. Já trabalhou em vários projetos editoriais, tendo criado diversas capas de livros. Formado em Publicidade e Propaganda no ano de 1997. Autor e ilustrador dos livros "Como surge a vida","Bom-dia, Bela! Ilustrou diversos livros infantis: Que dificuldade!, Duas dezenas de trava-línguas, Animal city.
DESCRIÇÃO PESSOAL DO LIVRO
Trata-se de um livro formidável com informações sobre as formigas, sua importância, como é a formiga, o seu nascimento, a formação da colônia, como vivem,a comunicação entre elas, tipo de formigas: As colhedeiras, formiga-caçadora,formiga-costureira,formiga garrafão, formiga-cortadeira, o funcionamento de um sauveiro entre muitas curiosidades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INSETOS
OBJETIVOS:- ampliar o conhecimento as joaninhas e as formigas;
- ler para localizar informações;
- montar uma ficha técnica dos insetos estudados;
- realizar pesquisas;
- observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças entre os insetos;
- saber utilizar a enciclopédia;
- refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética.
Língua Portuguesa e Ciências
CONTEÚDOS:
Práticas de Leitura e escrita;
Insetos;
Características dos insetos;
Apropriação do Sistema de Escrita.
TEMPO ESTIMADO:
duas semanas
MATERIAL NECESSÁRIO:
quadro, caderno, papel a4, enciclopédias, lápis, lápis de cor, cartolina.
PROCEDIMENTOS
1º DIA
Leitura do livro "A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS" fazendo, antes, uma exploração da capa, autor, ilustrador, ilustração,editora e, após a leitura realizar questionamentos sobre o conteúdo: insetos que conhecem, se toda joaninha possui pintinhas, quantas patas elas possuem, o que elas comem, as cores das joaninhas são sempre vermelha com pintinhas pretas? Realizar os questionamentos e copiando em uma cartolina para ficar registrado o conhecimento prévio dos alunos sobre o inseto. Explorar o livro com as seguintes atividades:
Em uma cartolina copiar um trecho da história e pedir que as crianças circulem ou pintem as palavras que rimam. Em seguida trabalhar as palavras em um caça palavras coletivo fazendo logo em seguida uma atividade em folha onde teriam que, agora sozinhas, identificar as rimas do trecho escolhido. Após essa atividade produzir um cartaz com os conhecimentos prévios das crianças com relação a joaninha.
ATIVIDADES
2º DIA
Levar para sala um texto ampliado sobre a joaninha. Realizar a leitura grifando as características desse inseto. Entregar uma cópia para cada criança e pedir que elas grifem as informações referentes ao animal estudado. Em seguida utilizando as informações encontradas no texto compará-la com as informações do cartaz feito pelas crianças. De a cordo com as informações criar um cartaz sobre a joaninha. Em seguida criar um banco de palavras com as palavras desconhecidas para elas.
3º DIA
Levar as crianças à biblioteca e com as características da joaninha em um álbum seriado e um banco de palavras, pesquisar o significado dessas palavras desconhecidas. Depois realizar coletivamente uma cruzadinha e um caça palavras com as características da joaninha e depois individualmente.
4º DIA
Tendo uma imagem ou desenho de uma joaninha ampliado servindo como fonte de pesquisa, pedir que as crianças façam o desenho dela e pinte com tinta guache. Expor o trabalho. Para casa propor uma atividade de pesquisa sobre as formigas e suas características.
5º DIA
Com a pesquisa dos alunos montar um cartaz com as características das formigas. Depois realizar a leitura do paradidático "A VIDA DA FORMIGA" chamando a atenção das crianças para alguma característica que não tenha sido colocada no cartaz em seguida fazer uma análise comparativa entre a joaninha e a formiga utilizando a seguinte atividade:
CONHECENDO O LIVRO
Apresentar um cartaz com curiosidades sobre as formigas ler para as crianças. Depois representá-las através de desenho.
7º DIA
Confeccionar a ficha técnica da joaninha e da formiga em folha de papel. Depois expor no pátio em varais.
8º DIA
Na aula de Arte confeccionar uma formiga com argila
Um comentário:
Em apenas cogitar na mente a referida pergunta, mostra-se que há um desconhecimento da Bíblia Sagrada. Se o ESPÍRITO NÃO DECLARAR NO CORAÇÃO A EXISTÊNCIA, DO SENHOR JESUS CRISTO, É MENOR A POSSIBILIDADE DE QUALQUER SER HUMANO, SEJA ELE HISTORIADOR OU QUALQUER OUTRO SER HUMANO.
Postar um comentário