sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PARADIDÁTICO CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA

ESSE TRABALHO EU FIZ COM MEUS ALUNOS E FOI MUITO BOM. OS RESULTADOS FORAM EXCELENTES! AMEI FAZER! ESPERO QUE VOCÊS CURTAM! BEIJOS!!

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O PARADIDÁTICO “CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA” DE PEDRO BANDEIRA,  FOCALIZANDO O CONHECIMENTO SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO POSSIBILITOU AOS ALUNOS O CONTATO COM GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS COMO  TABELAS,  GRÁFICOS, TEXTOS  INFORMATIVOS,  LISTAS E POESIA. FOI TRABALHADO  OS COMPONENTES CURRÍCULARES LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS CONTEMPLANDO NÃO SÓ OS EIXOS:
 DA LEITURA, (COMPREENDER TEXTOS LIDOS POR OUTRAS PESSOAS, DE DIFERENTES GÊNEROS E COM DIFERENTES PROPÓSITOS, ANTECIPAR SENTIDOS E ATIVAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELATIVOS AOS TEXTOS LIDOS PELO PROFESSOR OU PELAS CRIANÇAS)
 ESCRITA (PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO COM A AJUDA DE ESCRIBA),
ORALIDADE (PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA, RELACIONAR FALA E ESCRITA, TENDO EM VISTA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA, AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.)
 ANÁLISE LINGUÍSTICA ( IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS E EM RIMAS, RECONHECER GÊNEROS TEXTUAIS E SEUS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO)

 MAS TAMBÉM OS EIXOS DA MATEMÁTICA COM:

 NÚMEROS E OPERAÇÕES (RESOLVER  PROBLEMAS ADITIVOS ENVOLVENDO OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR E ACRESCENTAR QUANTIDADES, SEPARAR E RETIRAR QUANTIDADES, COMPARAR E COMPLETAR QUANTIDADES)

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO (LER, INTERPRETAR E TRANSPOR INFORMAÇÕES EM DIVERSAS SITUAÇÕES E DIFERENTES CONFIGURAÇÕES) LEVANDO O ALUNO A REFLETIR E SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES A POIANDO-SE EM TABELAS E GRÁFICOS.










Postar um comentário