sábado, 6 de maio de 2017

POEMA MÃE... MÁRIO QUINTANA - SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Por Cristiane Costa

1º DIA - FALANDO SOBRE A MAMÃE
Na rodinha, em uma caixa bem bonita coloque a palavra MÃE, faça suspense e apresente a palavra. Converse com as crianças sobre o dia das mães. Exalte a importância daqueles que fazem esse papel: pai, avó, tia... Depois leia o poema MÃE... de Mário Quintana, que estará escrito em uma cartolina (de preferência em forma de coração). Fale um pouco do autor, do gênero textual, sua estrutura, composição de rimas etc
Faça a leitura apontando cada palavra, repita a leitura até que os alunos se familiarizem e consigam repeti-las sozinhos.
Faça a exploração oral do texto com questões de compreensão textual.

MÃE...
SÃO TRÊS LETRAS APENAS,
AS DESSE NOME BENDITO:
TRÊS LETRINHAS NADA MAIS...
E NELAS CABE O INFINITO
E PALAVRA TÃO PEQUENA
CONFESSAM MESMO OS ATEUS
ÉS DO TAMANHO DO CEU
E APENAS MENOR DO QUE DEUS!

2º DIA - EXPLORANDO O TEXTOMostre novamente o cartaz e leia-o com os alunos. Peça para que os alunos identifiquem no texto as palavras que rimam e circule-a. Isole as palavras e trabalhe número de letras, quantidade de sons, letra inicial, letra final, vogais e consoantes, outras palavras iniciadas com a primeira letra da palavra. Depois realize a atividade abaixo:
Depois de feita a atividade é hora de representar o texto através de desenho. Ao final exponha os desenhos ao lado do texto.3º DIA - UTILIZANDO O ALFABETO MÓVELAntes de iniciar a aula volte ao cartaz e faça novamente a leitura, as crianças estarão familiarizadas com o texto, isso dará autoconfiança na execução da atividade com o alfabeto móvel.Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem inicialmente uma palavra. Depois desafie seus alunos pedindo que montem outras palavras do texto. peça que façam o registro no caderno ou em folha. Exemplo:
A dica é utilizar as palavras que rimam pois são as que estamos trabalhando. Finalize com o texto lacunado:

4º DIA - TEXTO FATIADOInicie sua aula retomando o texto. Faça a leitura com eles ou peça para que um aluno leia apontando cada palavra com o dedo. Depois organize os alunos em grupos e disponha fichas(grandes) com as palavras do texto e peça  que as organizem. Nesse momento as crianças já terão memorizado o texto e já estarão prontas para enfrentar o desafio de relacionar a parte com o todo, fazer corresponder o falado com cada parte escrita, tem que pensar como dividir o que falam para que encontrem a palavra no exato lugar em que ela está. Finalize a atividade distribuindo o texto individualmente para que eles montem. Dessa vez dê o texto fatiado em versos. 
Peça para que eles organizem os versos, recortando e colando no caderno.Durante a semana paralelo a essa sequência você pode ir confeccionando com as crianças lembrancinhas, tenho algumas dicas para vocês. Clique no link abaixo.LEMBRANCINHAS PARA TODA A SEMANA







Postar um comentário