quinta-feira, 9 de março de 2017

PÁSCOA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA


A sequência didática Páscoa tem a intenção de colocar os alunos em contato com práticas de linguagem oral e escrita, sendo que, ler, escrever, falar e escutar ganham dimensões práticas. 
As atividades apresentadas colocam o aluno diante de imagem e textos do cotidiano. Nosso objetivo é oferecer ao aluno uma forma de se perceber, realizando algumas “leituras" mesmo antes de “aprender a ler”. 
Os trabalhos com linguagem oral que propomos a serem realizadas em sala de aula permitem desenvolver as habilidades de falar e de ouvir. Por meio do diálogo, do ouvir o outro, da conversa diária, da argumentação, da troca de opiniões, do exercício orientado, pretendemos desenvolver a capacidade de os alunos se expressarem oralmente com mais clareza e objetividade e de modo adequado à situação e aos interlocutores. 
As propostas que visam favorecer a apropriação do sistema de escrita têm lugar privilegiado nas atividades, sendo que, as propostas são, inicialmente, coletivas, a fim de que os alunos possam interagir e contar com o apoio da turma. No decorrer das atividades, os alunos encontrarão também propostas individuais. 

Objetivo:

Reconhecer a Páscoa no processo ensino aprendizagem, através da oralidade e escrita

Procedimentos:

Primeira aula:

APRESENTAÇÃO DO COELHO:

Numa caixa de sapato coloque um coelho (vivo). No primeiro momento, os alunos irão tocar, colocando a mão dentro da caixa sem olhar. No segundo momento, os alunos irão falar o que sentiram e o que está dentro da caixa. Depois dê dicas, é claro que, poderá algum aluno anteriormente ter adivinhado. Por fim, apresente o COELHO.
Escreva, num papel pardo, o nome COELHO, com ajuda das crianças, ou seja, falando as letras a ser usadas para escrever o nome dele. Durante essa atividade fale da verdadeira Páscoa que é Jesus e que o coelho é apenas um símbolo.

Produção textual coletiva: 

Os alunos irão produzir um texto com a ajuda da professora, num papel pardo, onde irá ficar exposto na sala de aula, sobre a característica do COELHO. 


Segunda Aula: 

Discutir com os alunos sobre a Páscoa:

Primeiro deixe as crianças falarem. Depois coloque o seu conhecimento. Mais uma vez chamo a atenção para a importância em falar sobre Jesus como sendo a verdadeira Páscoa.

Explicar os símbolos da Páscoa: 

os alunos em grupos receberão várias letras do alfabeto (móvel), antes de você falar sobre o símbolo,  fale o nome do símbolo os alunos irão formar a palavra, em seguida explique o símbolo. E assim por diante. Dependendo do nível da turma dê um modelo para as crianças copiarem.
Finalize com a atividade abaixo:




Terceira Aula: 

Música: 

DE OLHOS VERMELHOS

Faça a interpretação oral da música. Depois peça para as crianças desenharem, do jeito delas, um coelho que represente o texto. Exponha na parede da sala.

De olhos vermelhos; 
De pêlos branquinhos; 
De pulo bem leve; 
Eu sou o coelhinho. 

Sou muito assustado; 
Porém sou guloso; 
Por uma cenoura; 
Já fico manhoso. 

Eu pulo pra frente; 
Eu pulo pra trás; 
Dou mil cambalhotas; 
Sou forte demais. 

Comi uma cenoura; 
Com casca e tudo. 
Tão grande ela era... 
Fiquei barrigudo! 


Se desejar complemente pedindo que as crianças circulem na música alguma palavras ditadas por você.  



Quarta Aula: 

Brincadeira: 

O COELHO ALFABÉTICO  VEJA CLICANDO AQUI



Quinta aula:

Receita: 


Bolo de cenoura




Confeccionar num papel pardo a receita. Depois explorar oralmente a quantidade de ingredientes. Desafie as crianças perguntando quanto de cada ingrediente usaríamos para duas receitas.

Preparar receita com os alunos e depois degustá-la. 

Não esqueça de expor todos os trabalhos das crianças.











Postar um comentário