ESSE É UM ÓTIMO JOGO PARA OPORTUNIZAR AOS ALUNOS A ANALISAR AS PARTES QUE COMPÕEM AS PALAVRAS. PARA TAL, OS ESTUDANTES DECOMPÕEM CADA PALAVRA. AS ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO POSSIBILITAM A ANÁLISE E SÍNTESE DAS PALAVRAS, FAVORECENDO A REFLEXÃO A CERCA DE QUE AS PALAVRAS SÃO FORMADAS POR SEGMENTOS MENORES - SÍLABAS E FONEMAS - E QUE TAIS SEGMENTOS SÃO UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE NOVAS PALAVRAS, OPORTUNIZANDO A REFLEXÃO SOBRE AS CORRESPONDÊNCIA ENTRE O ORAL E O ESCRITO.
VAMOS AO JOGO!
OBJETIVO DO JOGO:
- compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores;
- perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- compreender que uma seqüência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras palavras.
-segmentar palavras, identificando partes que constituem outras palavras.
META DO JOGO:
Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras usando as fichas que recebeu.
JOGADORES:
12 fichas de cor vermelha, contendo figuras cujos nomes se encontram dentro das palavras das fichas azuis.
REGRAS:
- As fichas de cor azul devem ficar em um monte, viradas para baixo, no meio da mesa;
- Decide-se quem iniciar o jogo e a ordem das jogadas;
- Dado o sinal de início do jogo, o primeiro jogador deve desvirar uma ficha do monte e verificar quais, entre as suas fichas vermelhas, apresentam a palavra dentro da palavra da ficha azul que foi desvirada;
- Caso encontre um par o jogador deve baixá-la sobre a mesa; se nenhuma de suas fichas vermelhas tiver uma palavra dentro da palavra que foi desvirada, ou o jogador não perceber o par, ela é colocada no final do monte e o jogo continua;
- Ganha o jogo quem se livrar das suas cartas primeiro, formando mais pares de palavras.
fonte:PACTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário