domingo, 5 de março de 2017

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PREPARANDO O CANTINHO DA MULHER

Antes de iniciar a aula, previamente, monte um cantinho com objetos utilizado geralmente pelas mulheres: roupas femininas, sapatos bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papeis e revistas, livros etc. Peça aos alunos que tragam esses objetos e monte o cantinho ou com eles ou faça uma surpresa.      

NA RODA DE CONVERSA

Na roda de conversa estimule os alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.

Deixe as crianças se expressarem falando sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.

BRINCANDO LIVREMENTE

Em seguida propor que brinquem livremente no cantinho ou sugira um jogo de mímica onde um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos. Durante esse momento abra espaço para discussões sobre a importância da mulher na sociedade.

FINALIZANDO A ATIVIDADE

Finalize a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.

Postar um comentário