Conduzir uma turma de crianças da educação infantil não é fácil, nessa idade as crianças perdem o interesse rapidamente, por isso as aulas precisam ser dinâmicas e envolventes e deve sempre existir uma "carta na manga". O planejamento é imprescindível como também a rotina, estabelecendo assim a segurança na criança por saber qual será a próxima etapa da aula.
DICAS
Planejamento e rotina! Planeje e siga a rotina você conseguirá muito fazendo isso. As crianças precisam saber o que acontecerá durante o período que estiverem na sala. veja: dicas de como organizar a rotina na educação infantil
Em seu planejamento valorize atividades que prendam a atenção das crianças, utilize jogos, brincadeiras, torne a aula envolvente;
Utilize massinha, pintura, colagem, historinhas, teatrinho etc.
Eleja o ajudante do dia. Esse é um ótimo recurso para envolver principalmente o aluno indisciplinado.
O que você determinar que não pode para um aluno determine para todos. Eles precisam sentir que você é quem está no comando e que regra é regra até para você. Se subir na cadeira for uma proibição sua, esta deve ser sempre uma proibição. Se você deixar num dia e não deixar no outro, as crianças tentarão tirar proveito dessa brecha.
Seja firme, olhe no olho, não aponte o dedo para o rosto da criança, não grite, mas tenha firmeza, fale baixo e em particular quando for repreendê-la, não a exponha e finalize mostrando pra ela que mesmo você a amando não deixará de chamar a sua atenção quando necessário.
Utilize uma música bem relaxante quando as crianças voltarem do intervalo, nesses momentos elas estarão bem agitadas. Faça disso um hábito.
Combine as regras de antemão: Essa atitude impede que você tenha de explicar a razão de uma regra no momento em que ela é quebrada. E a melhor forma de chegar às regras que valerão a todos é levar a discussão à rodinha. Em roda, estimule-os a expressar o que consideram certo e errado. Fale você também. Os motivos das regras devem ser discutidos nessa hora. Assim, no momento de chamar a atenção de um aluno, diga "Lembra que isso é errado?", partindo do princípio de que a justificativa já foi dada."
Não utilize a "cadeirinha do pensar". Não relacione o pensar sobre alguma atitude que não foi correta com castigo. Se tiver de refletir quando faz algo errado, a criança pode acabar relacionando a reflexão a algo negativo. Como a reflexão é essencial no aprendizado e na vida em geral, evite ligá-la a situações de repreensão.
Estimule o ato de cooperação. Essa ação é muito eficaz para mau comportamento, peça que seus alunos te ajude na arrumação da sala, curativo de um colega que se machucou e depois não esqueça de elogiar. O elogio é a certeza de que estão fazendo algo bom.
Quando um aluno fizer algo que prejudique outro colega incentive o diálogo colocando os dois para o entendimento, nesse momento seja o mediador e não esteja do lado de ninguém. Esteja do lado do que é certo e não de quem é certo, evitando, assim partidarismo afinal são crianças em desenvolvimento e com uma história de vida.
Faça sempre uma autoavaliação principalmente se diante da sua o interesse for mínimo, aí é hora de buscar novas estratégias.
Ame o que você faz. Esse é fator imprescindível para a tranquilidade em suas aulas. Tenha paciência e não leve os desafios para o lado pessoal. Lembre-se eles são crianças e o adulto é você.
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