SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
ÁREA DE CONHECIMENTO:MATEMÁTICA
LINGUAGEM
ARTE
OBJETIVO:
CLASSIFICAR OS DIFERENTES SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
ESTABELECER RELAÇÃO COM OBJETOS DO DIA A DIA E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
CONSTRUIR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
IDENTIFICAR AS FIGURAS PLANAS DENTRO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
CONTEÚDOS:
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
ORALIDADE
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
CARTOLINA;
LÁPIS;
CARTOLINAS;
RÉGUAS;
EMBALAGENS;
MASSINHA DE MODELAR;
PALITO;
TESOURA
1º MOMENTO
APRESENTAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E FIGURAS PLANAS EM SLIDES ATRAVÉS DAS OBRAS DE ALGUNS ARTISTAS COMO TARSILA DO AMARAL, EM SEGUIDA PEDIR QUE AS CRIANÇAS CRIEM A SUA PRÓPRIA ARTE TENDO COMO BASE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
2º MOMENTO
LEVAR PARA SALA DE AULA EMBALAGENS E OBJETOS DE DIFERENTES FORMAS, PEDIR QUE AS CRIANÇAS FAÇAM COMPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS SÓLIDOS COM AS EMBALAGENS. NA SALA, EM DUPLAS, AS CRIANÇAS IRÃO REGISTRAR TUDO O QUE DESCOBRIRAM SOBRE OS SÓLIDOS ESTUDADOS. DEPOIS APRESENTARÃO SUAS DESCOBERTAS PARA A TURMA. O MATERIAL ESCRITO SERÁ EXPOSTO NA PAREDE DA SALA EM UM CARTAZ INTITULADO "O QUE SABEMOS".
3º MOMENTO
PLANIFICAR OS SÓLIDOS COM O OBJETIVO DE PERCEBER QUE AS FACES DOS SÓLIDOS SÃO FIGURAS PLANAS. APÓS A PLANIFICAÇÃO PEDIR QUE AS CRIANÇAS REGISTREM O QUE DESCOBRIRAM. DEPOIS FIXAR AS DESCOBERTAS NO CARTAZ " O QUE DESCOBRIMOS"
4º MOMENTO
IDENTIFICANDO AS FACES, VÉRTICES E ARESTAS DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. MANUSEANDO O CUBO, O PARALELEPÍPEDO E A PIRÂMIDE MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS AS ARESTAS, VÉRTICES E FACES CHAMANDO A ATENÇÃO PARA QUANTIDADE DE FACES, QUAIS FIGURAS PLANAS COMPÕE AS FACES, QUAIS DIFERENÇAS ENCONTRAMOS ENTRE ESSES SÓLIDOS, QUANTIDADE DE VÉRTICES E ARESTAS. FINALIZAR PEDINDO QUE AS CRIANÇAS CRIE SEU PRÓPRIO CONCEITO DO QUE SERIA FACE, VÉRTICE E ARESTAS. EXPOR NO QUADRO "O QUE DESCOBRIMOS"
5º MOMENTO
MONTAR UMA PIRÂMIDE, UM CUBO E UM PARALELEPÍPEDO COM PALITO E MASSINHA DE MODELAR. DEIXAR AS CRIANÇAS BEM A VONTADE PARA CRIAR E FINALIZAR COM UMA ATIVIDADE ESCRITA. VEJA AQUI
ATIVIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário