sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA



ÁREA DE CONHECIMENTO:

MATEMÁTICA
LINGUAGEM
ARTE

OBJETIVO:

CLASSIFICAR OS DIFERENTES SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
ESTABELECER RELAÇÃO COM OBJETOS DO DIA A DIA E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
CONSTRUIR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
IDENTIFICAR AS FIGURAS PLANAS DENTRO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

CONTEÚDOS:

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
ORALIDADE

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

CARTOLINA;
LÁPIS;
CARTOLINAS;
RÉGUAS;
EMBALAGENS;
MASSINHA DE MODELAR;
PALITO;
TESOURA

1º MOMENTO

APRESENTAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E FIGURAS PLANAS EM SLIDES ATRAVÉS DAS OBRAS DE ALGUNS ARTISTAS COMO TARSILA DO AMARAL, EM SEGUIDA PEDIR QUE AS CRIANÇAS CRIEM A SUA PRÓPRIA ARTE TENDO COMO BASE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.

2º MOMENTO


LEVAR PARA SALA DE AULA EMBALAGENS E OBJETOS DE DIFERENTES FORMAS, PEDIR QUE AS CRIANÇAS FAÇAM COMPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS SÓLIDOS COM AS EMBALAGENS. NA SALA, EM DUPLAS, AS CRIANÇAS IRÃO REGISTRAR TUDO O QUE DESCOBRIRAM SOBRE OS SÓLIDOS ESTUDADOS. DEPOIS APRESENTARÃO SUAS DESCOBERTAS PARA A TURMA. O MATERIAL ESCRITO SERÁ EXPOSTO NA PAREDE DA SALA EM UM CARTAZ INTITULADO "O QUE SABEMOS".

3º MOMENTO

PLANIFICAR OS SÓLIDOS COM O OBJETIVO DE PERCEBER QUE AS FACES DOS SÓLIDOS SÃO FIGURAS PLANAS. APÓS A PLANIFICAÇÃO PEDIR QUE AS CRIANÇAS REGISTREM O QUE DESCOBRIRAM. DEPOIS FIXAR AS DESCOBERTAS NO CARTAZ " O QUE DESCOBRIMOS"

4º MOMENTO

IDENTIFICANDO AS FACES, VÉRTICES E ARESTAS DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. MANUSEANDO O CUBO, O PARALELEPÍPEDO E A PIRÂMIDE MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS AS ARESTAS, VÉRTICES E FACES CHAMANDO A ATENÇÃO PARA QUANTIDADE DE FACES, QUAIS FIGURAS PLANAS COMPÕE AS FACES, QUAIS DIFERENÇAS ENCONTRAMOS ENTRE ESSES SÓLIDOS, QUANTIDADE DE VÉRTICES E ARESTAS. FINALIZAR PEDINDO QUE AS CRIANÇAS CRIE SEU PRÓPRIO CONCEITO DO QUE SERIA FACE, VÉRTICE E ARESTAS. EXPOR NO QUADRO "O QUE DESCOBRIMOS"

5º MOMENTO

MONTAR UMA PIRÂMIDE, UM CUBO E UM PARALELEPÍPEDO COM PALITO E MASSINHA DE MODELAR. DEIXAR AS CRIANÇAS BEM A VONTADE PARA CRIAR E FINALIZAR COM UMA ATIVIDADE ESCRITA. VEJA AQUI


ATIVIDADE








Postar um comentário