segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

DICAS DE COMO ORGANIZAR A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


COMO DEVO OTIMIZAR MINHA ROTINA DE SALA DE AULA?

Por Cristiane Costa


A rotina representa o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Ela deve contemplar os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas. A rotina da educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora do desenvolvimento e da aprendizagem. Rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança que precisa adaptar-se a ela (rotina) como também o adulto, tornando seu trabalho monótono, repetitivo e pouco participativo. O número de horas que a criança permanece na instituição, os cuidados destinados a ela; os ritmos e diferenças; as especificidades do trabalho pedagógico demandam um planejamento constante da rotina. A organização do tempo deve prever possibilidades diversas. A rotina pode antecipar situações que acontecerão na unidade escolar.

SUGESTÃO DE ROTINA


Acolhida - nesse momento deixe seus alunos seguros, eles precisam compreender que a sala de aula é um lugar legal, cheio de coisas legais para fazer. Sorria, deseje um bom dia, seja afetuoso(a). Nesse momento peça que as crianças guardem o material.


Rodinha - na rodinha é um dos momentos que você terá para trabalhar a oralidade. Deixe as crianças falarem e exponha novidades, leia livros, pergunte sobre novidades. Esse momento é ótimo para deixar as crianças cientes do que ocorrerá durante a aula.


Cartazes de uso diário - Clique aqui para saber mais


Tarefa de casa - valorize esse momento, elogie as crianças que fizeram a tarefa e incentive as que não fizeram, com o cuidado para não expor o aluno. Depois no momento da agenda deixe um recadinho para os pais da criança. Mas, cuidado! Os recados para os pais tem que ser cuidadosos para não causar nenhum mal entendido.


Atividade de sala - você dará sua aula de acordo com o que foi planejado.


Hora do lanche - oriente as crianças sobre higiene, lavar as mãos.


Escovação - esse hábito é de suma importância, estimule as crianças.


Parquinho - nesse momento aproveite para observar seus alunos e intervir em seus conflitos quando se fizer necessário.


Relaxamento - uma música, uma história em cd, brincando com massinha, escolha uma atividade calma. Deixe as crianças acalmarem para  depois guardarem seus materiais. Esse é um ótimo momento para preenchimento das agendas.




Postar um comentário