domingo, 26 de maio de 2013

ATIVIDADE DE GRAMÁTIVA E ORTOGRAFIA-4º ANO




1º Classifique os seguintes advérbios.

talvez _____________________                            bastante_____________________
nunca ____________________                              jamais _______________________
aqui______________________                              devagar______________________
claramente________________                               bem _________________________
antigamente_______________                              certamente ___________________

2º Circule as sílabas tônicas. Depois classifique-as em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

ATRAVÉS  _______________________PERU  ____________________________
POSSÍVEL  ______________________TAMBÉM  _________________________
ITEM___________________________RELÂMPAGO_______________________
ALUNO  ________________________AQUI   ____________________________
TÁXI  __________________________PÁSSARO  _________________________
SURPRESA ______________________ENÉRGICO  ________________________
BAÚ  __________________________MANGUE   __________________________
INSETO ________________________FELIZ  ____________________________
DESENHO ______________________FÁBULA  __________________________

3º Copie os numerais do quadro nos espaços abaixo.

           

       numeral cardinal      numeral ordinal     numeral multiplicativo
                      numeral fracionário              numeral coletivo




José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.

_________________________________________________________________________

Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
_________________________________________________________________________


 Ainda resta metade da torta. _________________________________________________

 Ele trabalhou o dobro do que havia planejado. _________________________________________________________________________

 Recebi um doze avos do meu salário. _________________________________________________________________________

 Ele recebeu dois terços da herança paterna. _________________________________________________________________________

4º Escreva uma frase nos tempos pedidos.

Pretérito imperfeito
___________________________________________________________
Pretérito perfeito
____________________________________________________________
5º Marque o tempo verbal do verbo grifado abaixo.

Se eu fosse prefeita construiria uma bela cidade

(    ) futuro do pretérito     (   ) presente  (    ) pretérito

Blog Eduque e Transforme








































































CONTEÚDO: ANTÔNIMOS E SINÔNIMOS/O SOM DO X/GU E QU QUE FORMAM DÍGRAFO


1º Escreva nos espaços o som do X.

_____  Excepcional   _____ xará  _____ xadrez  _____ exclamou

 _____ máximo _____ reflexão  ____ exílio  _____ exagero 

2º Escreva uma frase com os antônimos das palavras abaixo: 

Acima
______________________________________________________________________________________

Na frente

______________________________________________________________________________________

Longe
______________________________________________________________________________________

Depressa 
______________________________________________________________________________________

 Menos
______________________________________________________________________________________

 Pior
______________________________________________________________________________________

Separe as sílabas das palavras.

Reflexão_________________________________Complexo_______________________________
Crucifixo________________________________  Exagero_________________________________
Exemplo_________________________________ Exercitar________________________________

Observe as palavras. Depois copie as que são dígrafos.

  LINGÜIÇA          QUEIJO         TANQUE  FOGUEIRA  AMIGUINHO  SEQUÊNCIA  GUINDASTRE         CONSEQUÊNCIA       AGUENTAR     COLOQUIAL        QUIBE                CONSEQUENTE           FREQUÊNCIA           SEQUESTRO
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________

5º Ditado

1 _______________________2 ___________________3 ______________________
4 ___________________




 CONTEÚDO: NUMERAL/ SÍLABA TÔNICA / TEMPO VERBAL/ADVÉRBIO/TEMPO VERBAL

Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
  1. numeral cardinal
  2. numeral ordinal
  3. numeral multiplicativo
  4. numeral fracionário
  5. numeral coletivo

1. (   ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. (   ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
3. (   ) Ainda resta metade da torta.
4. (   ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. (   ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. (   ) Ele recebeu dois terços da herança paterna


Classifique as palavras quanto a sílaba tônica

ATRAVÉS  __________________PERU  ________________________
POSSÍVEL  __________________TAMBÉM  _____________________
ITEM___________________RELÂMPAG________________________
ALUNO  ________________AQUI   ___________________________
TÁXI  __________________PÁSSARO  _________________________
SURPRESA ______________ENÉRGICO  ________________________
BAÚ  __________________MANGUE   _________________________
INSETO ________________FELIZ  ____________________________
DESENHO ______________FÁBULA  __________________________


Conjugue os verbos a seguir nos tempos pedidos.

PRETÉRITO IMPERFEITO

AMAR
VENDER
PARTIR



















PRETÉRITO PERFEITO

AMAR
VENDER
PARTIR



















FUTURO DO PRETÉRITO

              AMAR
           VENDER
          PARTIR





















CONTEÚDO: ADVÉRBIO/ADJETIVO E ADVÉRBIO



1.Indique a idéia que o advérbio em destaque acrescenta ao verbo.

a) Eles NÃO comeram o sanduíche.

(   ) modo       (    ) negação

b) O atleta correu MAIS rápido que você.

(   ) intensidade    (   ) modo

c) ANTIGAMENTE meus pais moravam em Brasília.

(   ) tempo   (   ) lugar

d) Fique AQUI esperando.

(   ) lugar     (   ) tempo

2.Escreva uma frase para cada advérbio.

INTENSIDADE
_____________________________________________________________
DÚVIDA
_____________________________________________________________

3. Complete as frases empregando um advérbio do quadro abaixo.


ONTEM             SEMPRE                DEPOIS            AQUI          POUCO


A)Eu ___________________ quis conhecer Maceió
B) _____________________ fiz um passeio inesquecível.
C) Nós gostamos de caminhar ____________   depois do jantar.
D) As pessoas falam ________________ de coisas que desconhecem.
E) ________________ em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.

4. Grife a frase com advérbio.

a) Os meninos são baixos.               b) Os meninos cantam baixo.

5. Classifique os advérbios fazendo a correspondência.

( 1 ) TALVEZ                                                                    (   ) ADVÉRBIO DE MODO
( 2 ) BASTANTE                                                              (   ) ADVÉRBIO DE TEMPO
( 3 ) NUNCA                                                                    (   ) ADVÉRBIO DE INTENSIDADE
( 4 ) CLARAMENTE                                                        (   ) ADVÉRBIO DE DÚVIDA
( 5 ) AQUI                                                                        (   ) ADVÉRBIO DE LUGAR




CONTEÚDO: ENCONTRO CONSONANTAL/ADJETIVO E SUBSTANTIVO/SONS DA LETRA S



1) Separe as sílabas das palavras abaixo.

Eucalipto __________________________________
Técnico_________________________________
Subterrâneo _______________________________________
Réptil__________________________________
Obstáculo_______________________________

2) Transforme os adjetivos em substantivos.

Grávida ________________________________
Sólido _________________________________
Grande     _______________________________
Rico ___________________________________
Ácido __________________________________

 3) ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.

  CASA                  SAL                           SELO                        RAPOSA                  PRISÃO PESO                  SAUDAÇÃO            SABÃO                     SHOW                       SHIRLEI PESADELO       PASSEIO                  ASA                         MISTÉRIO                ASSUNTO

SOM DE S
SOM DE Z
SOM DE X











4) Circule as palavras onde o GU ou QU formam dígrafos.

GUINDASTE        BANQUETE     SEQUÊNCIA
     LINGUIÇA      AGUENTAR         FOGUEIRA
          COLOQUIAL          QUEIMADURA

5) Agora capriche no ditado! Tenho certeza que você vai arrasar!

1 ____________________2 ___________________3 ____________________
4 ___________________5 ____________________




Nenhum comentário: