1º Classifique os seguintes
advérbios.
talvez _____________________ bastante_____________________
nunca ____________________ jamais
_______________________
aqui______________________ devagar______________________
claramente________________ bem
_________________________
antigamente_______________ certamente
___________________
2º Circule as sílabas
tônicas. Depois classifique-as em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
ATRAVÉS
_______________________PERU
____________________________
POSSÍVEL
______________________TAMBÉM _________________________
ITEM___________________________RELÂMPAGO_______________________
ALUNO
________________________AQUI
____________________________
TÁXI
__________________________PÁSSARO _________________________
SURPRESA ______________________ENÉRGICO ________________________
BAÚ
__________________________MANGUE __________________________
INSETO ________________________FELIZ ____________________________
DESENHO ______________________FÁBULA __________________________
3º Copie os numerais do
quadro nos espaços abaixo.
|
||
numeral cardinal
numeral ordinal numeral
multiplicativo
numeral
fracionário numeral
coletivo
|
||
José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
_________________________________________________________________________
Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
_________________________________________________________________________
Ainda resta metade da torta. _________________________________________________
Ele trabalhou o dobro do que
havia planejado.
_________________________________________________________________________
Recebi um doze avos do meu
salário. _________________________________________________________________________
Ele recebeu dois terços da
herança paterna. _________________________________________________________________________
4º Escreva uma frase nos tempos pedidos.
Pretérito imperfeito
___________________________________________________________
Pretérito perfeito
____________________________________________________________
5º Marque o tempo verbal do verbo grifado abaixo.
Se eu fosse prefeita construiria uma bela cidade
( ) futuro do
pretérito ( ) presente
( ) pretérito
Blog Eduque e Transforme
|
CONTEÚDO: ANTÔNIMOS E
SINÔNIMOS/O SOM DO X/GU E QU QUE FORMAM DÍGRAFO
1º Escreva nos
espaços o som do X.
_____ Excepcional _____ xará _____ xadrez _____ exclamou
_____ máximo _____ reflexão ____ exílio _____ exagero
2º Escreva uma frase com os antônimos das palavras abaixo:
Acima
______________________________________________________________________________________
Na frente
______________________________________________________________________________________
Longe
______________________________________________________________________________________
Depressa
______________________________________________________________________________________
Menos
______________________________________________________________________________________
Pior
______________________________________________________________________________________
3º Separe as sílabas das palavras.
Reflexão_________________________________Complexo_______________________________
Crucifixo________________________________ Exagero_________________________________
Exemplo_________________________________ Exercitar________________________________
4º Observe as
palavras. Depois copie as que são dígrafos.
LINGÜIÇA QUEIJO
TANQUE FOGUEIRA
AMIGUINHO SEQUÊNCIA GUINDASTRE CONSEQUÊNCIA AGUENTAR COLOQUIAL QUIBE CONSEQUENTE FREQUÊNCIA SEQUESTRO
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
5º Ditado
1 _______________________2
___________________3 ______________________
4 ___________________
4 ___________________
CONTEÚDO: NUMERAL/
SÍLABA TÔNICA / TEMPO VERBAL/ADVÉRBIO/TEMPO VERBAL
Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a
letra que indica a classificação das palavras em negrito:
- numeral cardinal
- numeral ordinal
- numeral multiplicativo
- numeral fracionário
- numeral coletivo
1.
( ) José chegou ao aeroporto, duas
horas depois de o avião ter decolado.
2. ( ) Consegui a vigésima terceira
classificação no concurso de contos da escola.
3. ( ) Ainda resta metade da
torta.
4. ( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. ( ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. ( ) Ele recebeu dois terços da herança paterna
4. ( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. ( ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. ( ) Ele recebeu dois terços da herança paterna
Classifique
as palavras quanto a sílaba tônica
ATRAVÉS __________________PERU ________________________
POSSÍVEL __________________TAMBÉM _____________________
POSSÍVEL __________________TAMBÉM _____________________
ITEM___________________RELÂMPAG________________________
ALUNO ________________AQUI ___________________________
TÁXI __________________PÁSSARO _________________________
SURPRESA ______________ENÉRGICO ________________________
BAÚ __________________MANGUE _________________________
INSETO ________________FELIZ ____________________________
DESENHO ______________FÁBULA __________________________
ALUNO ________________AQUI ___________________________
TÁXI __________________PÁSSARO _________________________
SURPRESA ______________ENÉRGICO ________________________
BAÚ __________________MANGUE _________________________
INSETO ________________FELIZ ____________________________
DESENHO ______________FÁBULA __________________________
Conjugue os verbos a seguir nos tempos pedidos.
PRETÉRITO
IMPERFEITO
AMAR
|
VENDER
|
PARTIR
|
PRETÉRITO
PERFEITO
AMAR
|
VENDER
|
PARTIR
|
FUTURO
DO PRETÉRITO
AMAR
|
VENDER
|
PARTIR
|
CONTEÚDO:
ADVÉRBIO/ADJETIVO E ADVÉRBIO
1.Indique a idéia que
o advérbio em destaque acrescenta ao verbo.
a) Eles NÃO
comeram o sanduíche.
( ) modo
( ) negação
b) O atleta correu MAIS
rápido que você.
( ) intensidade ( )
modo
c) ANTIGAMENTE
meus pais moravam em Brasília.
( ) tempo
( ) lugar
d) Fique AQUI
esperando.
( ) lugar
( ) tempo
2.Escreva uma frase
para cada advérbio.
INTENSIDADE
_____________________________________________________________
DÚVIDA
_____________________________________________________________
3. Complete as frases
empregando um advérbio do quadro abaixo.
ONTEM SEMPRE DEPOIS AQUI POUCO
A)Eu
___________________ quis conhecer Maceió
B)
_____________________ fiz um passeio inesquecível.
C) Nós gostamos de
caminhar ____________ depois do jantar.
D) As pessoas falam
________________ de coisas que desconhecem.
E) ________________
em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.
4. Grife a frase com
advérbio.
a) Os meninos são
baixos. b) Os meninos cantam baixo.
5. Classifique os
advérbios fazendo a correspondência.
( 1 ) TALVEZ ( ) ADVÉRBIO DE MODO
( 2 ) BASTANTE
( ) ADVÉRBIO DE TEMPO
( 3 ) NUNCA
( ) ADVÉRBIO DE INTENSIDADE
( 4 ) CLARAMENTE
( ) ADVÉRBIO DE DÚVIDA
( 5 ) AQUI ( ) ADVÉRBIO DE LUGAR
CONTEÚDO: ENCONTRO CONSONANTAL/ADJETIVO E
SUBSTANTIVO/SONS DA LETRA S
1) Separe as sílabas das
palavras abaixo.
Eucalipto __________________________________
Técnico_________________________________
Subterrâneo
_______________________________________
Réptil__________________________________
Obstáculo_______________________________
2) Transforme os adjetivos
em substantivos.
Grávida
________________________________
Sólido
_________________________________
Grande _______________________________
Rico
___________________________________
Ácido
__________________________________
3) ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE
ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.
CASA SAL SELO RAPOSA PRISÃO PESO SAUDAÇÃO SABÃO SHOW SHIRLEI PESADELO PASSEIO
ASA MISTÉRIO ASSUNTO
SOM
DE S
|
SOM
DE Z
|
SOM
DE X
|
4) Circule as
palavras onde o GU ou QU formam dígrafos.
GUINDASTE BANQUETE SEQUÊNCIA
LINGUIÇA AGUENTAR FOGUEIRA
COLOQUIAL QUEIMADURA
5) Agora capriche no
ditado! Tenho certeza que você vai arrasar!
1
____________________2 ___________________3
____________________
4 ___________________5
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário