1-Circule os encontros vocálicos das palavras:
peneira
coração fêmea besouro
joelho poeta iguais gaiola
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2-Separe as sílabas das palavras e classifique os encontros vocálicos (ditongo, tritongo ou hiato):
Uruguai _______________________________________________________________
padeiro _______________________________________________________________
lua __________________________________________________________________
carruagem _____________________________________________________________
água _________________________________________________________________
saguão _______________________________________________________________
saúde ________________________________________________________________
3-Leia com atenção.
Ocorre um encontro consonantal quando há uma seqüência de duas ou mais consoantes sem vogal entre elas. Damos o nome de dígrafo a um grupo de duas letras que representam um só fonema. Nos dígrafos, as duas letras representam um só fonema (ex. pássaro). Nos encontros consonantais, cada letra representa um fonema (ex. brasa)
Classifique as palavras conforme o que se pede.
(a) palavra com dígrafo
(b) palavra com encontro consonantal
( )queimada
( )grama
( )machado
( )cravo
( )flor
( )telha
( )massa
( )tronco
( )cheio
( )garra
( )velho
( )captar
( )cobra
( )fogueira
( )assado
4-Separe as sílabas das palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba)
mês __________________________________________________________________
construção ____________________________________________________________
nascimento ____________________________________________________________
noite _________________________________________________________________
sol ___________________________________________________________________
pacote ________________________________________________________________
passarinho ______________________________________________________________
casca __________________________________________________________________
5-Agora você irá separar as sílabas e classificar as palavras quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona, proparoxítona).
armazém _______________________________________________________________
javali _________________________________________________________________
cerimônia _______________________________________________________________
médico _________________________________________________________________
cansaço ________________________________________________________________
freguês ________________________________________________________________
método _________________________________________________________________
peteca _________________________________________________________________
6- Sublinhe e identifique os advérbios e as locuções adverbiais das frases abaixo:
a-Você pode sair agora, mas não volte muito tarde. _______________________________
b-Talvez ele volte amanhã. _________________________________________________
c-André caminhou lentamente depois da cirurgia. ________________________________
d-Certamente tiraremos uma boa nota, pois estudamos bastante. ____________________
e-Às vezes fico em silêncio diante dele. ________________________________________
7-Reescreva as frases colocando-as no plural. Faça a concordância corretamente.
a-Esse estudante passou no teste.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b-Aquele cão é manso e agradável com o vizinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c-A empregada jogou o jornal velho no lixo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d-O pastel que comprei na feira estava delicioso.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Passe para o singular:
lápis azuis ___________________________________________________________
juízes honestos _______________________________________________________
répteis perigosos ______________________________________________________
estações ferroviárias ___________________________________________________
heróis nacionais ________________________________________________________
9-Escreva o plural e o diminutivo das palavras abaixo:
pincel _______________________________________________________________
papel _______________________________________________________________
leão _________________________________________________________________
hotel ________________________________________________________________
anel _________________________________________________________________
10-Dê o significado dos diminutivos abaixo. Se necessário consulte o dicionário.
saleta _______________________ partícula _______________________________
febrícula _____________________ nódulo _________________________________
corpúsculo ____________________ viela ___________________________________
casulo _______________________ gotícula _________________________________
espadim _____________________ glóbulo _________________________________
película _____________________ maleta __________________________________
ATIVIDADES _ Sujeito e Predicado
1. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Sujeito
(2) Predicado
( )A Terra gira suavemente.
( )Godofredo é muito gozador.
( )Os testes foram cancelados.
( )Os atletas ficaram felizes e emocionados.
2. Separe os sujeitos e predicado das orações abaixo:
a) Na praia fazia muito calor.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
c) Ariana e Luana saíram de férias.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
d) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
e) Os animais foram bem cuidados no zoológico.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
f) A arara e o papagaio são duas aves brasileiras.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
g) O palhaço paçoquinha vive no Circo da Alegria.
Sujeito:______________________________________________
Predicado:___________________________________________
Atividades- o
1-Complete as lacunas com mau ou mal,corretamente.
a)O aluno _________ vai _________ na prova.
b)Mas que sapato ________ feito.
c)Procure fazer o __________ para não se tornar um _________
homem.
d)Não era nem bom nem __________.
e)Estava passando ___________ de fome.
f)________ terminaram de almoçar e já foram embora.
2-Complete com mais ou mas:
a)Queria viajar,_________ não consigo comprar passagem.
b)O Rio de Janeiro é a cidade _____________ bonita do Brasil.
c)ele foi quem __________tentou;__________não conseguiu
vencer a prova.
3-Use a crase quando necessário:
a)A noite eu aprecio melhor as estrelas.
b)José saiu as pressas com a mala.
c)Aqueles homens trabalham de sol a sol.
d)Papai pediu filé a moda da casa.
4-Complete com as preposições:
a)Esta casa é ________ Marta.
b)O pastel _____camarão está quente.
c)Maria saiu _______ sapatos.
d)Ontem,falei dirigida _______ coração.
5- Complete as lacunas, usando: por que, porque, porquê ou por quê:
a) Você não foi à escola ____________________ ?
b) Ele chega atrasado ____________________ acorda tarde.
c) Não entendo o ________________________ de tanto atraso.
d) Não sei .__________________________ ele chega atrasado.
e) _______________________ não me disse a verdade?
f) É uma conjunção ________________________ liga duas orações.
Atividade
1) Leia atentamente este trecho do conto ―João e o pé de feijão.
2) Circule as palavras que estão escritas incorretamente.
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
Há muitos e muitos anos, uma viúva morava numa aldeia com seu filho João. Tudo
que João queria a viúva lhe dava, até que um dia não tinha mais nada para dar. Então ela mandou o filho vender a única coisa de valor que lhe restava: uma velha vaca.
Na estrada, João encontoru um homenzinho esquisito.
— Aondi você vai com essa vaca? — perguntou.
— Vou vendê-la no mercado. — João rrespondeu.
— Não precisa ir até lá. Eu ficu com ela e lhe pago com estes grãos de feijão.
João era tão bobo que aceitou a proposta.
O homenzinho despejou os grãos na mão de João:
— um, dois, três, quatro, cinco. — e João voltou corendo para casa.
Mas a viúva não ficou nem um poucu contente com o negócio.
— Esse moleqe não serve para nada! — e jogou os grãos de feijão pela janela.
Duranti à noite os grãos brotaram e cresceram.
Na manhã seguinte, um pé de feijão, fote como carvalho, levantou-se até o céu. Sem pensar duas vezes, João o escalou e chegou a outo país.
[...]
3)Copie as palavras que estão escritas incorretamente, corrigindo o que for necessário.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
gabarito:
João encontrou - aonde - respondeu - ficou - correndo - pouco - moleque - forte
gabarito:
Estão no aumentativo –
com s
Paisão – adeusão – francesão – boisão – chinesão – falsão
Não estão no
aumentativo – com s
Visão - bisão - colisão – artesão – invasão - revisão – parmesão – televisão
Estão no aumentativo –
com z
Amorzão – cafezão – varalzão – gizão – pezão
Não estão no
aumentativo – com s
Razão – alazão
Pois é, o português é muito fácil de aprender, porque é uma
língua que a gente escreve exatamente como se fala. Não é como o inglês que dá
vontade de rir quando a gente descobre como que se escreve algumas palavras. Em
português não. É só prestar atenção. O alemão por exemplo. Que coisa mais
doida? Não bate nada com nada. Até no espanhol que é parecido, se escreve muito
diferente. Que bom que minha língua é o português. Quem souber falar sabe
escrever.
Aí eu vi um índio na televisão que não entendia como as
pessoas que vivem aqui nas cidades do Brasil ficavam fazendo mal umas para as
outras. Isso que a gente vê todo o dia de xingarem, baterem e brigarem. Na tribo
dele ninguém faz isso, porque, como as plantas e os animais, tudo o que é coisa
viva fica viva se ninguém atrapalhar ou
matar. Principalmente as pessoas!
gabarito:
Terminadas em izar
Vaporizar –
oficializar – amenizar – utilizar – industrializar – sintonizar - esquematizar – caracterizar
Terminadas em isar
Pisar – improvisar -
avisar – reprisar – analisar
gabarito:
X com som de ch
Luxo - bexiga – caxumba – queixo – deixar – peixe
X com som de s
Excelente – máximo -
externo – explosão – texto
X com som de z
Exemplo – exército – exato – exótico - exibido
X com som de cs
Táxi – tórax – reflexo – fixo – fixação - maxilar
6 comentários:
Parabens pelo blog, gostei muito continue... voce esta de parabens...
Muito bom, parabéns
Muito bom ....amei
Ótimas! As atividades,estão de parabéns!
Muito legal mas um pouco difícil
Ótimo, parabéns
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