domingo, 26 de maio de 2013

atividade de interpretação e produção de texto 4º ANO

Mais atividades para vocês! Fiz algumas atividades de História/Interpretação. Espero que gostem! Beijos!







Amigos confiram as novas atividades! Espero que gostem! Geografia/Interpretação





Novas atividades de interpretação de texto! Espero que gostem!








O NOSSO PAÍS ESTÁ, ATRAVÉS DE MUITOS MANIFESTOS, BUSCANDO MUDANÇAS. PENSANDO NISSO FIZ UMA ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE O ASSUNTO. ESPERO QUE GOSTEM! BEIJOS!







OLÁ PESSOAL, ACABEI DE PRODUZIR ESSAS DUAS ATIVIDADES  DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA O 4º ANO, MAS PODE TAMBÉM SER USADA PARA O 5º ANO DEPENDE DO NÍVEL DA TURMA. ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM!BEIJOS!






O rato do campo e o rato da cidade

"Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo." O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:- Não posso entender primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana ficarás admirado de ter suportado a vida no campo.
Os dois puseram-se, então, a caminho. já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. - Certamente que gostarás de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. - O que é isto? Perguntou assustado, o rato do campo. - São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade. - Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.             
Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. - Adeus, primo, disse o rato do campo. Vou voltar para minha casa no campo. - Já vais tão cedo? Perguntou o da cidade. - Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro.

Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Fábula de Esopo



1. Assinale abaixo qual é o gênero textual do texto que você leu:

(  ) Notícia (  ) Fábula (  ) Haicai (  ) Reportagem

a) Escreva como você chegou à conclusão acima:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Identifique as características dos personagens da história:

   Rato do campo





Rato da cidade







3. Como o rato do campo recebeu o primo em sua casa?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Como era a vida do rato da cidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A moral indica que:

(  ) Você tem que ser educado com seus parentes.
(  ) Mais vale o pouco certo, do que o muito duvidoso.
(  ) Se você não correr perigo, nada valerá a pena.
(  ) Se você é rico não pode conversar com os pobres.

Com suas palavras explique o que significa a moral desta história:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Se tiver que se apresentar a um novo amigo, o que dirá sobre você? Escreva a sua produção de texto onde você estará se apresentando a um(a) colega de sala. Você pode se apresentar dizendo:

- o seu nome;
- a sua idade;
- a sua cor preferida;
- a sua comida preferida;
- o que mais gosta de fazer;
- o que menos gosta de fazer;
- o seu esporte preferido;
- a sua música preferida;
- o seu livro preferido;
- as pessoas mais importantes na minha vida são...
- as coisas mais importantes na minha vida são...

Agora, depois de pensar um pouco sobre as respostas a essas perguntas, organize-as em um texto. Não se esqueça de dar um título à sua redação.


__________________________________________
























Nenhum comentário: