sexta-feira, 26 de abril de 2013

FASES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA

FASE 1 - é a fase dos rabiscos, quando cada criança tem sua própria escrita, só ela entende o que está escrito, pois não usa as letras. Ela faz traços que considera semelhantes aos quais se depara em seu cotidiano. Suas representações acontecem de acordo com o tamanho do objeto a que estão se referindo, ou seja, se ela quer escrever a palavra elefante, ela faz uma porção de rabiscos, pois elefante é um animal grande.

FASE 2 - PRÉ-SILÁBICO - nessa fase as crianças usam as letras que conhecem, fazendo combinações diferentes entre elas para escrever. Elas já sabem que tem que usar representações diferentes para palavras diferentes, e acreditam que a quantidade de símbolos não pode ser inferior a 3 caracteres.

ATIVIDADES INTERESSANTES PARA CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NESSA FASE:


  • ouvir muitas histórias;
  • ter acesso a todos os portadores de texto: livros, gibis, revistas, jornais;
  • ter o professor como escriba, ou seja, o professor escreve pela criança, para ela ver que o que se fala pode ser representado. É muito importante que o que for escrito tenha uma função real de uso, pois só assim confirmará a hipótese de que o que se escreve pode ser lido, outra pessoa pode ler e entender o que quero dizer. Escrita de bilhetes, cartas, avisos recados etc.
  • atividade de rotina: chamada, escrita da agenda do dia, calendário, cartaz de aniversariante do mês, lista de nomes das crianças da sala.
  • trabalhar com a escrita e leitura do nome próprio, comparando com os dos colegas e educadoras.
  • usar materiais variados para a escrita como giz, lápis de cera, lápis comum.


FASE 3 - SILÁBICO OU ALFABÉTICO SEM VALOR SONORO - nesta fase as crianças fazem tentativas de atribuir valor sonoro (correspondência som da letra com a forma escrita), e escrevem uma letra para cada sílaba. Nesta fase surge o conflito: na fase anterior acreditam que tem que escrever no mínimo dois caracteres para representar uma palavra, aqui já escrevem duas letras para palavras com duas sílabas. Ex.: A A para CASA, e A L para BOLA.

ATIVIDADES INTERESSANTES PARA  CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NESSA FASE:


  • leitura e escrita de textos significativos para as crianças;
  • músicas da cultura popular: cirandas, coco, maracatu, frevo, São João, cantigas de roda e outras músicas infantis;
  • histórias infantis, parlendas, adivinhas;
  • lista de nomes;
  • lista dos materiais de sala
  • lista dos livros de histórias da sala;
  • marcar ou fazer outra lista com os livros de histórias já lidos;
  • lista das músicas conhecidas.
  • escrever na frente das crianças e com letra bastão - textos conhecidos(as letras das músicas, parlendas, histórias etc.)
  • acompanhar com o dedo as leituras, por exemplo, a leitura de uma letra de música, cada criança com o texto em mãos - leitura de memória
  • fazer, registrar a agenda do dia
  • leitura dos nomes
  • ler e contar histórias
FASE 4 - SILÁBICA-ALFABÉTICA OU SILÁBICA COM VALOR SONORO - quando as crianças começam a perceber que escrever é representar progressivamente as partes sonoras de uma palavra, embora ainda não escrevam corretamente. Começam a perceber o valor quantitativo e sentem necessidade de organizar esta percepção e colocá-la em prática.

ATIVIDADES INTERESSANTES PARA CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NESSA FASE:


  • brincar de forca - conhecer as letras, quantidades de letras;
  • jogo da memória;
  • caixa de surpresa com palavras que as crianças conhecem e sabem ler;
  • quebra cabeça de palavras;
  • bingo de nomes - palavras ou letras
  • produção de texto coletivos - construção de textos com as crianças a partir dos textos trabalhados em sala: histórias, músicas etc.;
  • o professor deve ser o intermediário na construção da escrita formal das crianças.
FASE 5 - ALFABÉTICA - compreensão de que cada letra de uma palavra escrita corresponde a valores menores que a sílaba. Esta compreensão possibilitará a escrita de inúmeras sílabas, mesmo aquelas sobre as quais as crianças não tenham se exercitado anteriormente, ou seja, ela se torna autônoma.



ATIVIDADES INTERESSANTES PARA CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NESSA FASE:

  • leitura e escrita de poesias, músicas, histórias, adivinhações, recados, cartões para familiares, amigos, solicitações de materiais para a sala, cartas, receitas;
  • manter todas as atividades de rotina;
  • brincar de forca, memória, bingos;
  • criar, planejar atividades de escrita e leitura significativas para as crianças.