segunda-feira, 22 de abril de 2013

PINGUINS DE GELADEIRA



Mais uma dica de lembrancinha para o dia das mães.
Esses pinguins de geladeira são uma fofura e está no blog Educação Adventista da professora Thainara. Espero que gostem.




Molde dos pinguins








ATIVIDADES DE ROTINA NA PRÉ-ESCOLA


A rotina estruturada junto com os alunos organizará os diversos momentos do dia-a-dia e o planejamento, possibilitando a escolha da atividades. Alguns horários pré-estabelecidos serão necessários, quando se trata de atividades que envolvam outras turmas e lugares comuns da escola (pátio, biblioteca, cantina, etc.). Outros horários poderão ser mais flexíveis por envolverem apenas os alunos e o professor de uma determinada turma.
Não se pode esquecer de determinar com os alunos a ordem das atividades e a duração (tempo) das mesmas.
Essa atitude levará a criança a ser mais independente, agindo com mais liberdade e autonomia.
A utilização de símbolos visuais (desenhos), auditivos (músicas) e ações (movimentos) ajudam a compreensão da rotina, auxiliando no cumprimento do combinado.
A escolha desses símbolos deve ser feita pelo grupo de alunos; utilizando os próprios desenhos doa alunos. Os símbolos podem ser confeccionados em cartões e colocados em um quadro de pregas ou no própria lousa. Todas as atividades podem ser simbolizadas, mais de uma de cada vez.







COORDENAÇÃO MOTORA FÍSICA - SUGESTÕES DE ATIVIDADES




Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados.

É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividades com bolas de meias

Com bolas de meias cheias de jornal, papel higiênico ou estopa, fazer os seguintes exercícios:

  • andar equilibrando a bola na cabeça
  • atirar a bola a distância pra ver quem joga mais longe;
  • saltitar mantendo a bola entre os tornozelos;
  • atirar para o ar e apanhar;
  • correr mantendo a bola no dorso da mão;
  • jogar para o companheiro.
Utilizando bolas de borracha

  • rolar a bola e correr, a fim de deixar a bola para trás;
  • rolar a bola entre as pernas,descrevendo um oito;
  • sentado, rolar a bola em volta do corpo;
  • picar livremente;
  • lançar a bola e recebê-la em cima da cabeça com as duas mãos;
Exercícios com bastões


  • correr saltitando sobre os bastões;
  • andar equilibrando o bastão na cabeça;
  • correr com os bastões no dorso da mão;
  • prender os bastões sob os joelhos, segurando nas extremidades, e fazer o balanço;
  • de joelhos, segurando o bastão horizontalmente ao solo,levantá-lo, estendendo os braços e levantando o tronco;
  • colocar o bastão verticalmente no solo, segurá-lo com uma das mãos. Passar sob o braço sem tirar o bastão do lugar.
Exercício com corda


  • corda no chão, pular de um lado a outro: com os pés juntos, com um pé só, ora o direito, ora o esquerdo;
  • cavalinho - um aluno amarra a corda na cintura do outro e segura a extremidade. Ambos correm;
  • dois alunos giram a corda. Os demais passam correndo sob ela, pulando corda;
  • quatro alunos seguram duas cordas paralelas. Os alunos, em coluna, saltam a primeira e passam por baixo da segunda.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES COM CRACHÁS



O crachá é um dos primeiros materiais que o aluno tem contato. Por isso é uma ferramenta e tanto. 


a) fazer uma rodinha com as crianças:

 Colocar no centro todos os crachás. Pedir às crianças que encontrem os seus crachás.

b) jogo de memória de nomes: 

distribuir entre os grupos de alunos cartões com os nomes de cada um repetido duas vezes. Cada criança vira dois cartões. Se conseguir acertar, entrega ao seu dono.

c) colocar os crachás sobre a mesa:

 Cada criança deverá encontrar o seu crachá e voltar ao seu lugar.

d) Confeccionar cartõezinhos com os nomes dos alunos, deixando faltar uma letra:

 Entregar e pedir para cada aluno descobrir e escrever qual é a letra que falta.

e) Descobrindo as letras do nome:

O professor entrega os crachás para os alunos. Depois, escreve no quadro uma letra e pergunta quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras.

f) Separando os crachás por quantidade de letras: 

Perguntar para os alunos quem tem quatro, cinco, seis, etc. letras no nome. Depois, pedir para separar os crachás que tiverem a mesma quantidade de letras.

g) Colocar os crachás em um varal:

 Deixar que cada criança pegue o seu.

h) Separar os crachás que começam com a mesma letra.

i) Separar os crachás por ordem alfabética.

j) O professor escolhe o crachá de um aluno e vai dando pistas com as suas características. Exemplo:

é loiro, tem olhos azuis, é alto, etc. Depois que os alunos descobrirem quem é, o professor mostrará o crachá.

l) Distribuir entre os alunos os crachás trocados:

 Cada um deverá procurar o dono do crachá.

m) Quebra-cabeça com nomes e figuras:

 A criança deverá montá-lo formando a figura e o nome.

n) Cartela do nome: 

o professor entrega uma cartela com o seu nome. Ele escreverá no quadro uma letra e perguntará: Quem tem estas letra? Marque um X na cartela. O professor irá escrevendo outras letras e os alunos irão marcando na cartela. Vence quem completar a cartela primeiro Variação: O professor poderá colocar letras do alfabeto numa sacolinha e vai sorteando as letras.

o) Quero ver quem é esperto:

 as crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.

MÚSICA: 

Quero ver quem é esperto
E na roda vai entrar
Atenção agora aos nomes
Que no centro vou jogar.
(Música: Ciranda Cirandinha)

p) Do meu nome surgem outros nomes:

a turma será dividida em grupos de quatro alunos, cada um com seu envelope com o alfabeto móvel. Cada aluno deverá retirar as fichas e armá-las na carteira, formando o seu nome, no sentido vertical. Depois, usando outras fichas, eles poderão formar outros nomes: dos colegas do grupo, do professor, de objetos, de frutas, animais, em forma de acróstico.

Créditos: Patricia Fernanda blog Cantinho do Educador Infantil


ATIVIDADES DIVERSAS


O professor fará uma listagem dos nomes dos alunos para serem distribuídos entre eles: 

recortar os nomes em formato de fichas;

colocar os nomes em ordem alfabética;

contar as letras dos nomes;

contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;

observar se há repetição de letras;

separar nomes que comecem com a mesma letra;

separar nomes que rimem entre si;

separar nomes que tenham o mesmo número de letras;

escrever novas palavras com as letras do nome;

trabalhar com o alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas.