·
Cada aluno é único e diferente.
Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
·
O parecer descritivo deve complementar
aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não
transcreva-as;
·
Precisamos ter um olhar inter e
transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de
alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente,
a Língua Portuguesa e a Matemática;
·
Lembre-se que o parecer descritivo é um
documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno.
Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;
·
Principalmente para os alunos do Ciclo
I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
O desenvolvimento infantil acontece de forma
singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e
valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a
ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia,
cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito
positivo, que levam à formação da cidadania.
No processo de construção do conhecimento, as
crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que
possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que
buscam desvendar.
Nessa perspectiva, destacamos algumas
características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua
individualidade e diferenças.
***demonstra autonomia para realizar as atividades
executando-as com prazer e capricho:
***manifesta seus desejos, preferências e
desagrados;
***em alguns momentos demonstra timidez, porém
participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado
por outro colega;
***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando
experiências com seqüência e objetividade;
***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e
carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;
***interessa-se pelas histórias contadas e lidas
pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;
***demonstra interesse na escrita e leitura; lê
algumas palavras
***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;
***construiu
relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto
COMO INICIAR UM PARECER
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
·
Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
·
Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;
·
Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;
·
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em
aprender;
·
Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;
·
Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro
operações;
·
Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
·
Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre
outros.
·
É curioso, questiona e busca informações.
·
Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.
CONSIDERANDO ASPECTOS SÓCIO AFETIVO NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
·
Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)
·
Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender,
atenção...)
·
Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo
·
Aceita sugestões da professora e dos colegas
·
Contribui para integração e crescimento do grupo
·
Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos
colegas
·
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.
·
Colabora na construção de regras.
Poderão ser
acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas
áreas diversificadas
ALGUNS MODELOS PARA VOCÊ.
De acordo com os objetivos
estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do
aluno em relação aos aspectos a seguir:
Sócio afetivamente apresentou
excelentes resultados, pois se comportou de maneira adequada em sala de aula,
interagiu com as outras crianças, professores e demais funcionários. Apresentou
trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de
pesquisa para construção do conhecimento do grupo e demonstra ser cuidadoso com
o material escolar.
Quanto ao aspecto psicomotor,
realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno
correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões
com a realidade, os produz e os
interpreta com facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro
operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os
em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e
dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que
o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o......ano do Ensino
Fundamental I em 2013.
De acordo com os objetivos estabelecidos para
o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em
relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.
Sócio
afetivamente apresentou excelentes resultados, interage bem com as outras
crianças, professores e demais funcionários, comportou-se de maneira adequada
em sala de aula, apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com
discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo, demonstrou
ser cuidadosa com o material escolar, compartilhou
com colegas materiais de uso individual
e coletivo.
Cognitivamente a aluna
correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões
com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são
realizadas com facilidade. Em relação ao
lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas
matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano,
cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas
demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que
a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o ..... do Ensino
Fundamental I em 2013._______________________________________________________________________________
De acordo com os
objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o
avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Convive
harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os
outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza
as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida
dos materiais e os compartilha com os colegas.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo
os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo
o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros
ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em
divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em
interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado.
Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais
disciplinas demonstra empenho e dedicação
assimilando bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________________________
Observando o desempenho do aluno..., foi possível
perceber o seu avanço em relação aos aspectos
a seguir:
Sócio Afetivamente demonstrou ser uma
criança alegre, prestativa e carinhosa, mas apresentou insegurança sendo necessário a professora intervir durante a realização das atividades individuais e em
grupo. Apresentou um bom relacionamento com
os colegas e professores. A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza
expressões de cortesia. Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em
algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo
necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em
alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se
concentrar durante as explicações das atividades.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas,
para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras
realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos
direcionados.
Cognitivamente a criança tem
um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Na
expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da
professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência. Na
matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver
operações de adições e subtrações. Nas demais disciplinas correspondeu ao
esperado.
Dado o exposto concluímos que
a criança termina o ano letivo de 2012 atendendo as expectativas.
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de
2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
Sócio Afetivamente apresentou
bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas
e os funcionários da escola. Interage
bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de
atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os
desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e
entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente lê com fluência
compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns
erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta
segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com
dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao
resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas
demais disciplinas demonstra empenho e
dedicação assimilando bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina
o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
________________________________________________________________________________
De acordo com os objetivos estabelecidos para
o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em
relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.
Sócio Afetivamente apresentou bons
resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas
as pessoas com quem convive na escola é dedicado e organizado, seu material é bem cuidado, realiza suas
tarefas no prazo determinado e de acordo com o que era solicitado, pede
ajuda dos colegas ou da professora quando necessário. Compreende e cumpre as
regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem
recorrer à professora.
Quanto ao aspecto psicomotor,
realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno
correspondeu as expectativas da escola. Lê textos fazendo conexões com a
realidade e usano de entonação adequada,
as suas produções e interpretações são realizadas cometendo, ainda, alguns
erros ortográficos. Na expressão oral, só expõe suas idéias mediante a
solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com
coerência seu pensamento . Em relação ao lógico matemático, domina as quatro
operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental
aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno
demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está
apto a cursar, no ano de 2013, o...... ano do Ensino Fundamental I.
________________________________________________________________________________
Com
base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o
desenvolvimento do aluno nos aspectos abaixo observados:
Sócio Afetivamente apresentou
um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e
carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou,
em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado.
Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e
se concentrar durante as explicações das atividades.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina
o ano letivo de 2012 apta a cursar o...... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_________________________________________________________________________________
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi
possível perceber o avanço do aluno
Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.
Sócio Afetivamente apresentou
ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas
as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado
e os compartilha com os colegas. realiza suas tarefas no prazo
determinado e de acordo com o que é solicitado procurando vencer os desafios propostos. Compreende
e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria
das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e
entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com
fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e
entonação adequada, as suas
produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros
ortográficos. Faz questionamentos e responde, oralmente, com
coerência as questões de compreensão de
texto. Em
relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em
problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações
do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ....... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
______________________________________________________________________
De acordo com os objetivos estabelecidos para
o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em
relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.
Sócio
Afetivamente demonstrou
atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com
quem conviveu na escola, no entanto não apresentou, em alguns momentos,
pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado,
apresentava resistência em cumprir as regras combinadas com o grupo e
demonstrava dificuldade em se concentrar
durante as explicações precisando a professora está chamando sua atenção
constantimente.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades
diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas
habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os
exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente obteve um bom desenvolvimento lê com fluência compreendendo o que lê, produz
texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos e faltando
um capricho maior na caligrafia. Em relação a oralidade consegue organizar informações para expor com
coerência seus pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro
operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em
situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e
dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
De acordo com o que foi exposto acima,
conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o.....ano do
Ensino Fundamental I.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Observando o
desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ....... apresentou avanços em relação aos
aspectos abaixo.
Sócio Afetivamente
apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e
carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola.
Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de
conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário.
Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são
resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. ...... não apresentou, em
alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno
desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando
com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. ...... é participativo, explica,
argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões
alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões
de compreensão de textos. Lê textos, em
voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas
produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma
caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da
professora. Domina as
quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo
mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve
situações-problemas. Nas demais disciplinas ....... demonstra empenho e dedicação
assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está
apto a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.
7 comentários:
GOSTEI IMENSAMENTE DOS MODELOS, ME AJUDOU MUITO, QUER DIZER FOI MEU HELP...
ABRAÇO, DEUS ABENÇOE.
(SONIA, GUAÍRA PR)
Fiquei feliz em poder te ajudar. Espero sua visita sempre e se precisar entre em contato estarei a disposição no que for possível. Beijos!
Gostei muito dos modelos, serviu bastante para me orientar nos relatórios dos meus alunos. Deus te abençoe poderosamente. Bjs
Amei os modelos me ajudaram muito para fazer os relatórios dos meus alunos. Deus te abençoe em todas as áreas de sua vida.
Amei esses modelos de relatórios, me serviram de base para organizar os pareceres dos meus alunos. Obrigado a esses mestres que tem contribuído para nosso auxílio.
Amei cada modelo!
Conteúdo muito proveitoso,me ajudou imensamente
Postar um comentário