sábado, 2 de setembro de 2017

PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO - PASSO A PASSO


A elaboração do texto coletivo pela turma, com auxílio do professor, é uma importante etapa da sequência didática no ensino de gêneros textuais. É nessa atividade que a turma organiza a síntese do aprendido nas oficinas anteriores, possibilitando a cada aluno um avanço pessoal e particular no grau de aprendizagem realizado. Isto quer dizer que, ainda que eles estejam em diferentes momentos do domínio do conteúdo ensinado, a elaboração da síntese favorece a organização do que já foi aprendido e aponta os novos desafios. Esse trabalho atua na zona proximal do desenvolvimento cognitivo dos alunos, e a troca de informações entre estudantes de uma mesma turma permite que os colegas que estão em uma etapa mais avançada do conhecimento auxiliem o processo de aprendizagem dos demais e o seu próprio, pois aquele que ensina também aprende. A produção coletiva deve privilegiar a negociação entre professores e alunos e entre os próprios alunos. É na negociação sobre o que deve ser escrito, em que ordem deve ser escrito e como deve ser escrito. Na produção textual se instaura a capacidade de autoria. Aparecem diferentes pontos de vista e os alunos podem compreender que há vários modos de “acertar o tom” do texto e escolher o seu modo próprio de escrever. Para que o trabalho dê o resultado esperado, é preciso que ocorra de forma organizada, evitando a dispersão, comum em atividades mais longas. Por isso, o professor deve preparar-se para usar estratégias que mantenham a classe atenta por mais tempo. Se o professor tem aulas com duração menor do que uma hora, pode dividir esse trabalho em dois dias. Vale destacar que o professor não é o autor do texto, nem um mero “escriba”, aquele que se limita transcrever a fala dos alunos. Ele pode e deve contribuir, questionando e dando orientações.

DICAS
Antes de iniciar a escrita do texto.  

Explique aos alunos a importância da escrita do texto coletivo;

Recupere com eles a situação de comunicação e o roteiro dos aspectos próprios do gênero; 

Incentive a participação da turma por meio de perguntas. 

Durante a escrita do texto 

Converse sobre o tema/assunto que será escrito. 

Decida com o grupo a melhor forma de iniciar o texto. 

Ouça as propostas dos alunos e ajude-os a transformar as idéias apresentadas (oralidade) em discurso escrito. 

Antes de escrever cada um dos parágrafos, releia o anterior com o grupo para ver se está encadeado no texto e faça alterações necessárias. 

Prossiga o texto de modo que a organização da seqüência de parágrafos não perca a unidade, a coesão e a coerência. 

Fique atento ao uso correto da pontuação. 

Escolha, com a turma, um título sugestivo para o texto. 

Ao final, transcreva o texto coletivo em papel pardo e combine com o grupo que ele será revisado e aprimorado posteriormente.

Um comentário: