FOLCLORE BRASILEIRO
Podemos definir o folclore como um conjunto
de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem
da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do
interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens
importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em
lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos
quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas
e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos
com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar
explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os
mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos
da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de
explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas
do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e
alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano.
Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade
para dar sentido a vida e ao mundo.
Boitatá
Representada
por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de
perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este
mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro.
Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de
Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo
que corre".
AGORA RESPONDA
Qual a origem da lenda do boitatá?
_____________________________________________________
Onde foi encontrado os primeiros relatos do
boitatá?
_____________________________________________________
Como é conhecido o boitatá na região Nordeste?
_____________________________________________________
FAÇA O SEU DESENHO DO BOITATÁ. CAPRICHE!
IRAPURU
O CANTO QUE ENCANTA
Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primeira primavera. Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou. Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local. Mainá desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda, a alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar a paz, pesiu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrara alma de Mainá. O canto do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Quem era Catuboré e por que recebeu esse nome?
_____________________________________________________
Catuboré e Mainá são índios? Como foi possível chegar a essa conclusão se o texto só fala de "o jovem", "a moça"?
_____________________________________________________
Complete:
Passáro que encanta:______________________________________
Noiva de Catuboré: _______________________________________
Época do casamento de Mainá e Catuboré: _____________________
Após a leitura do texto Irapuru, ordene os fatos abaixo de acordo com os acontecimentos
( ) O irapuru encanta até hoje todos os seres da natureza
( ) Catuboré foi a pesca e não mais voltou.
( ) Tupã transforma a alma do jovem no pássaro irapuru.
( ) N primavera haveria o casamento de Catuboré e Mainá.
( ) A cobra envenena Catuboré.
( ) A alma de Catuboré pede ajuda a Tupã.
Boto
Acredita-se
que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por
um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após
a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a
madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos
animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés
virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando
alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra
do curupira.
Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi
atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a
capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o
lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala
de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a
mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de
peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o
fundo das águas.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um
padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é
transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta
fogo pelas narinas.
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma
perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes
mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora
espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
ATIVIDADES DIVERSAS
ATIVIDADES DIVERSAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário