sábado, 27 de maio de 2017

XOTE ECOLÓGICO - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

XOTE ECOLÓGICO




POR CRISTIANE COSTA

TROUXEMOS A MÚSICA DE LUIZ GONZAGA PARA EMBASAR NOSSA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA E SIGNIFICATIVA, TENDO TAMBÉM COMO OBJETIVO A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA. SABENDO DESSA NECESSIDADE ACREDITAMOS, NÓS QUE FAZEMOS A PÁGINA EDUQUE E TRANSFORME, QUE AS DISCUSSÕES INERENTES A ESSE TEMA DEVEM FAZER PARTE DO DIA A DIA DA ESCOLA INDEPENDENTE DE ÉPOCA.

PRIMEIRO DIA

EM UM CARTAZ ESCREVA A MÚSICA. APRESENTE PARA OS ALUNOS, CANTEM JUNTOS. FAÇA UMA INTERPRETAÇÃO ORAL DO TEXTO. FALE SOBRE CHICO MENDES, SE POSSÍVEL LEVE UMA FOTO DELE PARA SEUS ALUNOS CONHECEREM. EXEMPLO:
APRESENTE A HISTÓRIA DE CHICO MENDES COM MAIS DETALHES, ESCREVA A SUA BIOGRAFIA EM UMA CARTOLINA(UM BREVE TEXTO)EXPLIQUE O QUE É UM SERINGUEIRO, MOSTRE IMAGENS DAS SERINGUEIRAS, FALE SOBRE A NECESSIDADE EM PRESERVAR A NATUREZA E FINALIZE COM A REPRESENTAÇÃO DA AULA ATRAVÉS DE DESENHO. EXPONHA OS DESENHOS JUNTO COM A BIOGRAFIA DE CHICO MENDES.

NÃO POSSO RESPIRAR,
NÃO POSSO MAIS NADAR.
A TERRA ESTÁ MORRENDO,
NÃO DÁ MAIS PRA PLANTAR.
SE PLANTAR NÃO NASCE,
SE NASCER NÃO DÁ
ATÉ PINGA DA BOA ESTÁ DIFÍCIL DE ENCONTRAR

CADÊ A FLOR QUE ESTAVA AQUI?
POLUIÇÃO COMEU.
E O PEIXE QUE É DO MAR?
POLUIÇÃO COMEU.
O VERDE ONDE É QUE ESTÁ?
POLUIÇÃO COMEU
NEM O CHICO MENDES SOBREVIVEU.

SEGUNDO DIA

LEIA NOVAMENTE O TEXTO, AGORA APONTANDO PALAVRA POR PALAVRA.
PEÇA PARA OS ALUNOS IDENTIFICAREM, NO TEXTO, AS PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA P.
TRABALHE, ORALMENTE, NÚMERO DE LETRAS, LETRA INICIAL, LETRA FINAL, OUTRAS PALAVRAS INICIADAS, TAMBÉM, COM A LETRA P, QUANTAS VEZES ABRIMOS A BOCA PARA FALAR A PALAVRA, QUAIS OS SONS SÃO EMITIDOS CADA VEZ QUE ABRIMOS A BOCA, QUAIS OUTRAS PALAVRAS PODEMOS FORMAR COM ESSES SONS. DEPOIS QUE TODAS ESSAS QUESTÕES FOREM TRABALHADAS, FAÇA A ATIVIDADE ABAIXO.





SEGUNDO DIA

NA PRÓXIMA ATIVIDADE VOLTE AO TEXTO, CANTE A MÚSICA, DISTRIBUA TARJAS COM PALAVRAS DO TEXTO E PEÇA QUE ENCONTRE AS PALAVRAS NO TEXTO. SUGESTÃO DE PALAVRAS: RESPIRAR -MORRENDO - NASCE - FLOR - PEIXE - VERDE ESSAS PALAVRAS SERÃO TRABALHADAS NO TEXTO LACUNADO.
PEÇA PARA QUE AS CRIANÇAS MONTEM ESSAS PALAVRAS COM O ALFABETO MÓVEL. DEPOIS FINALIZE A AULA COM A ATIVIDADE ABAIXO:


UMA DICA É FAZER O TEXTO LACUNADO PRIMEIRO COLETIVAMENTE DEPOIS INDIVIDUALMENTE. ESCREVA O TEXTO EM UMA CARTOLINA COM AS LACUNAS, EM SEGUIDA DISTRIBUA AS PALAVRAS QUE COMPLETARÃO O TEXTO E PEÇA PARA QUE AS CRIANÇAS COMPLETEM-O.

TERCEIRO DIA

NESSE MOMENTO AS CRIANÇAS JÁ ESTARÃO PREPARADAS PARA MONTAR O TEXTO, INICIALMENTE FAÇA COLETIVAMENTE. DEPOIS INDIVIDUALMENTE. SERÁ COMO UM QUEBRA CABEÇA, AS PALAVRAS ESTARÃO EM TARJAS E SERÃO  MISTURADAS PARA SEREM ORGANIZADAS. INDIVIDUALMENTE UTILIZE ESSA ATIVIDADE: AS CRIANÇAS TERÃO QUE RECORTAR E COLAR NO CADERNO NA SEQUÊNCIA CORRETA.


Um comentário:

Nubia disse...

Amei a sequência didática, faltou apenas o quarto e quinto dia da vivência
.