APRENDENDO
A LER PROBLEMAS
As
dificuldades que os alunos encontram em ler e compreender textos de problemas está
entre outros fatores, ligada à ausência de um trabalho específico com o texto
do problema. O estilo no qual os problemas de matemática geralmente são
escritos, a falta de compreensão de um conceito envolvido no problema, o uso de
termos específicos da matemática que, portanto, não fazem parte do cotidiano do
aluno e até mesmo palavras que têm significados diferentes na matemática e fora
dela ─ total, diferença, ímpar, média, volume, produto ─ podem constituir-se em
obstáculos para que ocorra a compreensão.
Para
que tais dificuldades sejam superadas, e para que não surjam dificuldades, é
preciso alguns cuidados desde o início da escolarização, ou seja, desde o
período de alfabetização. Cuidados com a leitura que o professor faz de
problemas, cuidados em propor tarefas específicas de interpretação do texto de
problemas, enfim, um projeto de intervenções didáticas destinadas
exclusivamente a levar os alunos a lerem problemas de matemática com autonomia
e compreensão.