sábado, 8 de outubro de 2016

QUEBRA CABEÇA ALFABÉTICO

Gente! Essa atividade é muito divertida! Nossos pequenos irão adorar! As figuras podem ser pintadas por eles para uma maior valorização do trabalho. Depois é só brincar! Aprender brincando é tudo de bom!

COMO FAZER:

Alinhe os palitos e prenda as laterais com fita adesiva. Desenhe, escreva o nome da figura, uma letra em cada palito, peça para as crianças pintarem. Depois que a tinta secar totalmente, retire a fita adesiva e brinque com o quebra cabeça misturando as peças e depois as colocando de novo na sequência correta.





PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM TIRAS - APRENDENDO A LER PROBLEMAS

APRENDENDO A LER PROBLEMAS

As dificuldades que os alunos encontram em ler e compreender textos de problemas está entre outros fatores, ligada à ausência de um trabalho específico com o texto do problema. O estilo no qual os problemas de matemática geralmente são escritos, a falta de compreensão de um conceito envolvido no problema, o uso de termos específicos da matemática que, portanto, não fazem parte do cotidiano do aluno e até mesmo palavras que têm significados diferentes na matemática e fora dela ─ total, diferença, ímpar, média, volume, produto ─ podem constituir-se em obstáculos para que ocorra a compreensão.
Para que tais dificuldades sejam superadas, e para que não surjam dificuldades, é preciso alguns cuidados desde o início da escolarização, ou seja, desde o período de alfabetização. Cuidados com a leitura que o professor faz de problemas, cuidados em propor tarefas específicas de interpretação do texto de problemas, enfim, um projeto de intervenções didáticas destinadas exclusivamente a levar os alunos a lerem problemas de matemática com autonomia e compreensão.