domingo, 16 de março de 2014

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO SOBRE A PÁSCOA - 4 e 5 ANOS




ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA
A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo” Êxodo significa saí­da, e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito que esse livro relata.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu iní­cio a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um perí­odo de grande sofrimento.
Conta a Bí­blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o iní­cio de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.
Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.

Interpretando o  texto

1 Onde podemos encontrar a história da origem da Páscoa?

2 Porque o rei Ramnés II, ao  assumir o reinado, determinou diversas ordens e obras que provocaram o sofrimento dos judeus?

3 Quem foi escolhido por Deus para retirar os judeus da situação  em que se encontravam?

4 O que significa Êxodo?

a) CONTINUAÇÃO
b) SAÍDA
c) ENTRDA
d) NDA

5 Que celebração recebe o nome de PESSACH? Justifique.

6 Qual o novo significado dado por Jesus a Páscoa?

7 Em sua opinião as pessoas de hoje comemoram verdadeiramente a Páscoa? Por que?