terça-feira, 24 de setembro de 2013

SUGESTÃO DE CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Como eu já havia dito, trago uma sugestão para você montar o caderno de produções dos seus alunos. Esse eu montei com minha turminha! Antes vamos falar um pouco sobre a produção de texto.


Muitas crianças têm dificuldade para produzir textos criativos porque não tiveram acesso a livros, outras porque não tiveram acesso a contação de histórias ou não foram estimuladas a criar. Então, eis mais uma missão para os professores. Não basta que alfabetizem, que ensinem a ortografia e a estrutura textual, os professores devem, também, ajudar as crianças a aumentarem a imaginação, a escreverem com criatividade e prazer.
Consideramos que toda escrita do aluno é uma produção.Assim, desde as primeiras lições,os alunos são convidados a produzir textos.

Momentos em que são solicitadas produções escritas de textos com objetivos e organização diferentes - bilhetes, cartazes, listas, adivinha, contos, entre outros. Faz parte do letramento do aluno reconhecer o tipo de texto que vai utilizar em cada situação comunicativa. São propostas situações didáticas em que os alunos elaborarão textos: 

  • coletivamente, tendo o professor como escriba;
  • Em dupla ou em trios;
  • Individualmente.
Se faz necessário compreender que as sugestões dadas aqui são o produto final de toda uma sequência didática. Espero que gostem!

Dedicatória

Aqui as crianças terão a oportunidade de dedicar suas produções as pessoas que quiserem. 


Iniciei as nossas produções com um conto de fadas que foi lido dramatizado e interpretado!Pedi que as crianças recontasse o conto e fizesse a reescrita.


Narração com início:

 Os personagens podem ser pessoas,animais ou objetos. É sobre eles que se conta alguma coisa.



Bilhete:

 É uma mensagem escrita que mandamos para alguém. Geralmente ele é escrito em poucas palavras.




Anúncio:

 Quando queremos informar às pessoas sobre um produto, um acontecimento, um trabalho que realizamos, escrevemos um anúncio.




Receita 



história em quadrinhos




finalização