·
Cada aluno é único e diferente.
Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
·
O parecer descritivo deve complementar
aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não
transcreva-as;
·
Precisamos ter um olhar inter e
transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de
alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente,
a Língua Portuguesa e a Matemática;
·
Lembre-se que o parecer descritivo é um
documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno.
Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;
·
Principalmente para os alunos do Ciclo
I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
O desenvolvimento infantil acontece de forma
singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e
valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a
ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia,
cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito
positivo, que levam à formação da cidadania.
No processo de construção do conhecimento, as
crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que
possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que
buscam desvendar.
Nessa perspectiva, destacamos algumas
características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua
individualidade e diferenças.
***demonstra autonomia para realizar as atividades
executando-as com prazer e capricho:
***manifesta seus desejos, preferências e
desagrados;
***em alguns momentos demonstra timidez, porém
participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado
por outro colega;
***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando
experiências com seqüência e objetividade;
***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e
carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;
***interessa-se pelas histórias contadas e lidas
pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;
***demonstra interesse na escrita e leitura; lê
algumas palavras
***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;
***construiu
relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto
COMO INICIAR UM PARECER
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
·
Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
·
Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;
·
Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;
·
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em
aprender;
·
Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;
·
Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro
operações;
·
Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
·
Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre
outros.
·
É curioso, questiona e busca informações.
·
Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.
CONSIDERANDO ASPECTOS SÓCIO AFETIVO NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
·
Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)
·
Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender,
atenção...)
·
Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo
·
Aceita sugestões da professora e dos colegas
·
Contribui para integração e crescimento do grupo
·
Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos
colegas
·
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.
·
Colabora na construção de regras.
Poderão ser
acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas
áreas diversificadas
ALGUNS MODELOS PARA VOCÊ.
De acordo com os objetivos
estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do
aluno em relação aos aspectos a seguir:
Sócio afetivamente apresentou
excelentes resultados, pois se comportou de maneira adequada em sala de aula,
interagiu com as outras crianças, professores e demais funcionários. Apresentou
trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de
pesquisa para construção do conhecimento do grupo e demonstra ser cuidadoso com
o material escolar.
Quanto ao aspecto psicomotor,
realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno
correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões
com a realidade, os produz e os
interpreta com facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro
operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os
em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e
dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que
o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o......ano do Ensino
Fundamental I em 2013.
De acordo com os objetivos estabelecidos para
o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em
relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.
Sócio
afetivamente apresentou excelentes resultados, interage bem com as outras
crianças, professores e demais funcionários, comportou-se de maneira adequada
em sala de aula, apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com
discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo, demonstrou
ser cuidadosa com o material escolar, compartilhou
com colegas materiais de uso individual
e coletivo.
Cognitivamente a aluna
correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões
com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são
realizadas com facilidade. Em relação ao
lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas
matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano,
cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas
demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que
a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o ..... do Ensino
Fundamental I em 2013._______________________________________________________________________________
De acordo com os
objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o
avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Convive
harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os
outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza
as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida
dos materiais e os compartilha com os colegas.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo
os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo
o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros
ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em
divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em
interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado.
Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais
disciplinas demonstra empenho e dedicação
assimilando bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________________________
Observando o desempenho do aluno..., foi possível
perceber o seu avanço em relação aos aspectos
a seguir:
Sócio Afetivamente demonstrou ser uma
criança alegre, prestativa e carinhosa, mas apresentou insegurança sendo necessário a professora intervir durante a realização das atividades individuais e em
grupo. Apresentou um bom relacionamento com
os colegas e professores. A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza
expressões de cortesia. Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em
algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo
necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em
alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se
concentrar durante as explicações das atividades.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas,
para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras
realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos
direcionados.
Cognitivamente a criança tem
um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Na
expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da
professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência. Na
matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver
operações de adições e subtrações. Nas demais disciplinas correspondeu ao
esperado.
Dado o exposto concluímos que
a criança termina o ano letivo de 2012 atendendo as expectativas.
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de
2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
Sócio Afetivamente apresentou
bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas
e os funcionários da escola. Interage
bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de
atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os
desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e
entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente lê com fluência
compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns
erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta
segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com
dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao
resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas
demais disciplinas demonstra empenho e
dedicação assimilando bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina
o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
________________________________________________________________________________
De acordo com os objetivos estabelecidos para
o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em
relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.
Sócio Afetivamente apresentou bons
resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas
as pessoas com quem convive na escola é dedicado e organizado, seu material é bem cuidado, realiza suas
tarefas no prazo determinado e de acordo com o que era solicitado, pede
ajuda dos colegas ou da professora quando necessário. Compreende e cumpre as
regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem
recorrer à professora.
Quanto ao aspecto psicomotor,
realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno
correspondeu as expectativas da escola. Lê textos fazendo conexões com a
realidade e usano de entonação adequada,
as suas produções e interpretações são realizadas cometendo, ainda, alguns
erros ortográficos. Na expressão oral, só expõe suas idéias mediante a
solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com
coerência seu pensamento . Em relação ao lógico matemático, domina as quatro
operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental
aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno
demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está
apto a cursar, no ano de 2013, o...... ano do Ensino Fundamental I.
________________________________________________________________________________
Com
base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o
desenvolvimento do aluno nos aspectos abaixo observados:
Sócio Afetivamente apresentou
um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e
carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou,
em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado.
Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e
se concentrar durante as explicações das atividades.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina
o ano letivo de 2012 apta a cursar o...... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_________________________________________________________________________________
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi
possível perceber o avanço do aluno
Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.
Sócio Afetivamente apresentou
ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas
as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado
e os compartilha com os colegas. realiza suas tarefas no prazo
determinado e de acordo com o que é solicitado procurando vencer os desafios propostos. Compreende
e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria
das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e
entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com
fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e
entonação adequada, as suas
produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros
ortográficos. Faz questionamentos e responde, oralmente, com
coerência as questões de compreensão de
texto. Em
relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em
problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações
do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ....... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
______________________________________________________________________
De acordo com os objetivos estabelecidos para
o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em
relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.
Sócio
Afetivamente demonstrou
atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com
quem conviveu na escola, no entanto não apresentou, em alguns momentos,
pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado,
apresentava resistência em cumprir as regras combinadas com o grupo e
demonstrava dificuldade em se concentrar
durante as explicações precisando a professora está chamando sua atenção
constantimente.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades
diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas
habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os
exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente obteve um bom desenvolvimento lê com fluência compreendendo o que lê, produz
texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos e faltando
um capricho maior na caligrafia. Em relação a oralidade consegue organizar informações para expor com
coerência seus pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro
operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em
situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e
dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
De acordo com o que foi exposto acima,
conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o.....ano do
Ensino Fundamental I.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Observando o
desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ....... apresentou avanços em relação aos
aspectos abaixo.
Sócio Afetivamente
apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e
carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola.
Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de
conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário.
Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são
resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. ...... não apresentou, em
alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno
desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando
com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. ...... é participativo, explica,
argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões
alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões
de compreensão de textos. Lê textos, em
voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas
produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma
caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da
professora. Domina as
quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo
mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve
situações-problemas. Nas demais disciplinas ....... demonstra empenho e dedicação
assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está
apto a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.